Câmara do Recife celebra 85 anos da Unifafire

Com o plenário lotado, a Câmara Municipal do Recife celebrou os 85 anos do Centro Universitário Frassinetti do Recife (Unifafire), em reunião solene realizada por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), na tarde desta segunda-feira (3). O centro acadêmico foi fundado em 1940, sendo uma das primeiras instituições de ensino superior de Pernambuco e do Nordeste, com uma trajetória direcionada ao compromisso social e ao protagonismo feminino. Atualmente, oferece 13 cursos de graduação e mais de 60 cursos de pós-graduação, além de diversos cursos de extensão. A solenidade foi presidida pela vereadora Kari Santos (PT).

Além das vereadoras Cida Pedrosa e Kari Santos, a mesa de honra da solenidade também foi composta pela reitora da Unifafire, irmã Maria das Graças; pelo reitor da Asces/Unita, Paulo Muniz; pelo vice-reitor da Universidade Católica de Pernambuco, padre Delmar Cardoso, pela presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Márcia Ângela Aguiar; pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco, Roberto Nascimento; e por Rejane Martins, representando os funcionários da Unifafire. 

A autora da homenagem, vereadora Cida Pedrosa, pontuou que a Unifafire é uma referência de ensino humanista, pois o espaço de conhecimento se entrelaça com a ética, com o compromisso social e o cuidado com o próximo. "A sua história se confunde com a de tantas gerações de profissionais que hoje servem ao nosso povo com sensibilidade, competência e consciência de seu papel no mundo. Quero destacar aqui a importância de Paula Francinetti, cujo trabalho e dedicação ajudaram a consolidar o prestígio desta casa. E, de maneira muito especial, homenagear Irmã Graça, reitora da Unifafire".

Para Cida Pedrosa, a celebração dos 85 anos da Unifafire também representa a celebração do legado das mulheres que construíram espaço de saber e sensibilidade. "É reconhecer o papel fundamental que esta instituição exerce na vida do Recife e de Pernambuco. Uma instituição católica, mas de espírito aberto, ecumênico e inter-religioso, que pratica o diálogo entre as fés no cotidiano, porque isso é viver o Evangelho libertador. Como costumo dizer, sou católica e comunista de sacristia. Circulo com alegria entre diversas religiões, porque acredito que é assim: juntos, à mesma mesa, respeitando as diferenças e partilhando o pão da esperança, que construiremos a paz e a justiça social", afirmou. Em seguida, ela realizou a entrega de uma placa em homenagem aos 85 anos o Centro Universitário Frassinetti do Recife (Unifafire), neste ato sendo representado pela reitora da Unifafire, irmã Maria das Graças. O Coral Vozes da Unifafire também realizou uma apresentação musical. Foi exibido, ainda, um vídeo institucional comemorativo pelo aniversário da universidade. 

Ao fazer as suas considerações, a reitora da Unifafire, Irmã Maria das Graças, falou da gratidão e do orgulho em representar a instituição. Ela lembrou que a história da universidade iniciou em 1940, através do Colégio São José, para auxiliar na formação de professoras e professores à época. "Somos uma instituição que deu origem à UFPE, somos a única agregada pelo decreto lei de 1946 de nº 9388 assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, e um vínculo que perdura até os nossos dias. Os nossos diplomas continuam sendo assinados pelo reitor da UFPE e pela reitora da Unifafire. Em 9 de abril de 2014, alcançamos um outro patamar, a partir da portaria ministerial que nos reconhece como Centro Universitário Frassinetti do Recife, conquista validada com nota máxima no Ministério da Educação", disse. 

Irmã Maria das Graças ressaltou que a instituição é comprometida com o presente e o futuro da humanidade. "Quando pensamos no presente convivido como paixão, nós pensamos que, aos 85 anos, a Unifafire e demais instituições comunitárias e sérias continuam sendo desafiadas a contribuir com as transformações sociais, sobretudo no atual contexto em que mais de 87% da educação superior está nas mãos de empresas privadas com finalidade lucrativa. Então, remamos na contramão e, para isso, é preciso ser apaixonado e apaixonada pelo o que fazemos". Em agradecimento, a reitora da Unifafire realizou a entrega de um buquê de lírios brancos à vereadora Cida Pedrosa.

Antes de chamar a todas e todos para cantar o Hino do Recife e declarar encerrada a reunião solene, a vereadora Kari Santos ressaltou o compromisso que a vereadora Cida Pedrosa tem com o Recife e parabenizou pela homenagem à Unifafire.

Clique e confira a reunião solene em homenagem aos 85 anos do Centro Universitário Frassinetti do Recife (Unifafire).

Em 03.11.2025.