Câmara do Recife celebra Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino
Além da vereadora Ana Lúcia e do vereador Zé Neto, a mesa de honra da reunião solene também foi composta pela empreendedora Rafaela Mendes, representando todas as homenageadas; pela secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros; pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, Carlos Andrade Lima e pelo secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha.
Ao ocupar a tribuna para fazer as suas considerações, o vereador Zé Neto, autor da iniciativa, salientou que a celebração da data instituída pela ONU se afirma como um momento global de valorização e luta pelas mulheres que transformam realidades através do empreendedorismo. "Cada uma de vocês carrega no seu trabalho uma história de resistência, força e criatividade que engrandecem muito a nossa cidade. Os números mostram o tamanho desse protagonismo: segundo os dados do Sebrae referente ao 4º semestre de 2024, as mulheres representam 10,4 milhões de empregadoras ou trabalhadoras por conta própria. Ou seja, 42% do empreendedorismo brasileiro. No mesmo período, o percentual de mulheres que atuam por conta própria representa 88%", apontou. "Ainda de acordo com o DataSebrae, mulheres empreendedoras gastam o dobro do tempo em afazeres domésticos em comparação com os homens empreendedores. Quase 1/4 das donas de negócios já sofreram algum tipo de discriminação e mulheres recebem menos apoio para a gestão e desenvolvimento de suas empresas", complementou.
Zé Neto destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Casa de José Mariano, sobretudo pelo seu mandato, com o intuito de proporcionar maior reconhecimento às mulheres empreendedoras. "É por entender essa realidade que, nesta semana, protocolei nesta Casa dois projetos de lei, um que institui o Dia Municipal do Empreendedorismo Feminino e o outro que atualiza a Lei Municipal do Empreendedorismo Feminino. Essa iniciativa não tem objetivo apenas de celebrar uma data no Calendário Oficial do Município, mas de provocar o debate público, fortalecer políticas afirmativas e criar instrumentos que ajudem a transformar o ambiente de negócio para as mulheres do Recife". Em seguida, ele realizou a entrega de certificados e de orquídeas às homenageadas.
Representando as homenageadas, a empreendedora Rafaela Mendes ocupou a tribuna e disse ser uma honra representar mulheres potentes, fortes, guerreiras e corajosas que empreendem na cidade. "Empreender é um verdadeiro ato de coragem e, quando a gente fala de empreendedorismo feminino é que a situação fica mais difícil ainda. Na minha trajetória, eu me lembro do quanto foi difícil chegar aqui. A gente já passou por tantas coisas e eu sempre me perguntei por quê precisa ser tão difícil para a mulher, por quê precisam ter tantas escolhas? Quando eu estou aqui vendo esse projeto sendo colocado e essa homenagem, a gente deseja que esse reconhecimento seja só o início".
Antes de finalizar a reunião solene, a vereadora Ana Lúcia parabenizou o vereador Zé Neto pela iniciativa e ressaltou a importância do reconhecimento às mulheres empreendedoras.
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Clique e acompanhe a reunião solene em homenagem ao Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino.
Em 19.11.2025.