Câmara do Recife recebe estudantes de escolas da rede estadual

Estudantes de duas escolas da rede estadual – Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (Efrem) Barros Carvalho, do Cordeiro; e a Efrem Joaquim Xavier de Brito, da Iputinga – foram recebidos pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB), na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (10). O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento e saber como a sociedade pode acessar o Poder Legislativo Municipal, para o pleno exercício da cidadania. “Eu fui aluno da Barros Carvalho da década de 1980 e sei da necessidade de os alunos conhecerem as instituições. É importante para o exercício da cidadania”, disse o parlamentar.

No total, foram 32 alunos das duas escolas da Zona Oeste do Recife. A visita integra as atividades do Projeto Nós Propomos, do Laboratório de Ensino e Profissionalização, do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O vereador Aderaldo Pinto explicou aos estudantes que os vereadores elaboram os projetos de lei a partir das necessidades identificadas na sociedade, apresentam os textos nas comissões e eles são votados em plenário. Depois é que seguem para sanção do prefeito João Campos.

Outras explicações também foram dadas sobre as demais proposições, a exemplo de requerimentos. No retorno para as escolas, as explicações serão revistas e rememoradas em sala de aula. “Levamos o Projeto Nós Propomos às duas escolas desde 2022. A visita à Câmara do Recife tem função pedagógica, para que os alunos saibam quais são as atribuições dos vereadores e quando devemos recorrer a eles”, disse o professor Vicente Natanael, que é doutorando de Geografia e faz a aplicação do projeto na prática.

Através do Nós Propomos, os estudantes identificam os problemas da escola e da comunidade onde moram, levam para debate em sala de aula, decidem o que vão fazer e encaminham as solicitações para os órgãos públicos. Eles também visitam as instituições que recebem as solicitações que fazem. “É muito relevante essas visitas, pois empolga e motiva os estudantes”, concluiu a professora Elaine Helena Rosas de Carvalho, do Efrem Joaquim Xavier. “Este Projeto Nós Propomos é muito bom, pois estimula o aprendizado e a prática da cidadania”, disse o professor Esdras Amaral, do Efrem Barros Carvalho.

Os estudantes também tiveram oportunidade de acompanhar a reunião Ordinária, que ocorre todas as segundas-feiras e terças-feiras a partir das 10h. “Eu achei muito legal, pois fiquei sabendo como a Câmara funciona. A gente aprende na prática como os órgãos funcionam”, comentou José Ricardo da Silva, 13 anos, da Barros Carvalho. “Gosto de participar do projeto e gosto também dessas visitas. Acho interessante porque, assim, a gente fica conhecendo muito mais os órgãos públicos”, observou Heloísa Vitória de Alencar, 14, da Xavier de Brito.

Clique aqui e assista a reportagem do TV  Câmara do Recife.

Em 10.11.2025.