Câmara Municipal concede Título de Cidadã do Recife à procuradora Flávia Castanheira

Reconhecida como uma profissional que está sempre empenhada em desenvolver o papel que lhe cabe como procuradora municipal, e no rigor de dar suporte às políticas públicas municipais como forma de alcançar o progresso e o bem-estar social, a mineira de Urberlância, Flávia Castanheira do Nascimento, agora é também recifense por merecimento. Ela recebeu o Título de Cidadã do Recife por iniciativa do vereador Carlos Muniz (PSB), numa reunião solene realizada na tarde desta quinta-feira (6), sob a presidência do vereador Samuel Salazar (MDB).

Em seu discurso de saudação à nova Cidadã do Recife, o vereador Carlos Muniz destacou que a homenageada Flávia Castanheira chegou ao Recife em novembro de 2003, há  22 anos. E que ao longo do tempo “criou raízes nas áreas tanto social quanto jurídica, além da Procuradoria do Município. É uma pessoa que na prática já é uma recifense. Ela participa de todas as políticas públicas municipais, além de ser uma professora”.

O vereador observou que, como procuradora, Flávia Castanheira, em sua função, “sempre atende a todos os segmentos das mais diversas áreas sociais, assim como das academias de letras e das universidades. Desde que aqui chegou, ela se integrou por completo ao nosso Recife. Aqui se integrou e serve à sociedade. Sem contar que é fundadora do bloco de Carnaval dos servidores da Prefeitura do Recife”, disse.

Trajetória - Flávia Castanheira do Nascimento é conselheira certificada do Conselho de Previdência da Autarquia de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores do Recife. Atuou como presidente da Comissão do último concurso para Procurador do Município do Recife, realizado no ano de 2023. Na pandemia da covid-19, atuou no gabinete da Procuradoria-Geral do Município (PGM) junto com o procurador-geral à época, Rafael Figueiredo.

Flávia Castanheira nasceu em Uberlândia-MG, onde fez o curso de graduação em Direito na Universidade Federal de Uberlândia. Também foi professora na mesma Instituição, antes de sua vinda para Recife. Em 2001, foi trabalhar em um escritório de advocacia na cidade de São Paulo. Em 2003, prestou o concurso para Procurador do Município do Recife, sendo aprovada em 18º lugar.

A mudança para o Recife aconteceu em novembro de 2004. O exercício no cargo de Procurador teve início em 8 de novembro de 2004. Já como procuradora do Município do Recife, foi lotada na Procuradoria Consultiva, atuando por diversas ocasiões como procuradora-chefe da Procuradoria Consultiva, sendo a primeira nomeação realizada pelo então procurador-geral do Município, o advogado Bruno Ariosto.

Em 2009, com o procurador-geral do Município à época, Ricardo Soriano, assumiu pela primeira vez como titular a Procuradoria-Geral Adjunta. Também foi membro do Conselho de Desenvolvimento Urbano, membro da Comissão de Controle Urbano e membro da Comissão de Meio Ambiente. Em prol dos servidores da PGM, criou, junto com outros colegas, como João Batista da Silva, o Bloco de Carnaval denominado “Nadajuizado”.

Título - Após o discurso, o vereador Carlos Muniz fez a entrega do Título de Cidadã do Recife à procuradora municipal  Flávia Castanheira, junto com a respectiva medalha. Em extensão à homenagem, a esposa do vereador, Margareth Monteiro Gueiros Pacheco, entregou flores à homenageada. Quando convidada para falar na tribuna, a mais nova Cidadã do Recife revelou que estava muito emocionada. “Esta é uma homenagem que recebo hoje de uma pessoa que conheço há muito anos, que já trabalhou no Executivo, um homem muito agregador e comprometido com o serviço público”.

Flávia Castanheira disse que já se sente, há muito anos, uma cidadã recifense e que hoje está “concretizando o sonho de ser recifense e mineira. Mas, agora, sou oficialmente recifense. Estou muito feliz de estar hoje nesta Casa, inclusive por estar acompanhada por tantos amigos e vários funcionários da Procuradoria”.

A homenageada lembrou que está morando no Recife há 22 anos e que, na Procuradoria Municipal do Recife, já passou por vários setores e realiza importantes trabalhos para a cidade. “Já participei da produção da Lei Orgânica do Recife e hoje trabalho com os projetos de lei do Executivo, que são trazidos para análise e votação do Legislativo. Também recebo os projetos de lei que vão para sanção. Por tudo isso, eu me sinto muito próxima desta Casa legislativa [a Câmara Municipal do Recife]. Recebo este Título com humildade e gratidão e renovo o compromisso de continuar trabalhando por esta cidade”.

Além dos dois vereadores, Carlos Muniz e Samuel Salazar, fizeram parte da mesa de honra a homenageada Flávia Castanheira; o secretário Executivo de Gestão da Secretaria de Administração da Prefeitura do Recife, João Batista da Silva; o procurador municipal Gustavo Santos Barbosa; o procurador Geral do Município, Pedro Pontes; a servidora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ilza Fernanda de Azevedo Barros; e o esposo da homenageada, Alzi Pinheiro Costa.

Durante a solenidade, um vídeo sobre a homenageada foi exibido nos telões do plenário da Câmara Municipal do Recife. O saxofonista Luiz Guilherme fez uma apresentação musical. No final, o vereador Samuel Salazar fez uma avaliação da solenidade que presidiu e convidou a todos para ouvir o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista a reportagem da TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a reunião solene para entrega do Titulo de Cidadão do Recife à procuradora Municipal Flávia Castanheira. 

Em 06.11.2025.