Comissão aprova projeto que concede ao Recife o título de Cidade da Corrida

Num reconhecimento à relevância das corridas de rua como prática esportiva para a vida da população e para a projeção da cidade no cenário nacional e internacional, o Recife pode ganhar o título de Cidade da Corrida. O qualificativo está previsto no projeto de Lei Ordinária (PLO) número 385/2025, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes. O colegiado se reuniu na tarde desta terça-feira (11), quando aprovou, no total, 13 projetos de Lei Ordinária (PLO) e mais três projetos de Decreto Legislativo (PDL). Outras 16 proposições foram distribuídas para emissão de pareceres.

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes se reuniu sob a presidência da vereadora Ana Lúcia e contou com a presença do vereador Felipe Alecrim (Novo). Apesar de ter sido aprovado no colegiado, o PLO 385/2025 ainda está tramitando em outras comissões da  Câmara Municipal. O título Cidade da Corrida, de acordo com o projeto de lei, “constitui o reconhecimento à tradição, ao incentivo e à importância da prática da Corrida de Rua”. Os objetivos são:  incentivar a prática da corrida como atividade física regular; valorizar a corrida de rua como manifestação esportiva, cultural e de integração social; promover o Recife como referência nacional e internacional em eventos de Corrida, fortalecendo o Turismo Esportivo, entre outras.

Além desse projeto de lei, outros destaques que foram aprovados são: o PLO 378/2025, de Kari Santos (PT), que cria a Rede Municipal de Cursinhos Populares (RMCP) e institui o Comitê Intersetorial da Rede Municipal de Cursinhos Populares no município do Recife; e o  PLO 367/2025, de Natália de Menudo (PSB), que proíbe a cobrança de valor adicional na venda de ingressos, motivada por obesidade, no âmbito do Recife.

O PLO 378/2025 diz que a Rede Municipal de Cursinhos Populares será composta por: cursinhos populares comunitários, universitários ou organizados por movimentos sociais que atuem no município do Recife; polos educativos vinculados à Rede Pública Municipal de Ensino; e espaços educativos conveniados com o Poder Público. Conforme a proposta, "essa rede busca ampliar as oportunidades educacionais para jovens de baixa renda, especialmente aqueles periféricos ou pertencentes a grupos socialmente desfavorecidos".

Já o PLO 367/2025 visa garantir a inclusão de pessoas gordas, evitando que estas sejam obrigadas a pagar mais caro na aquisição de ingressos para eventos no Município do Recife, apenas pelo fato de serem quem são. "Assim, a cidade, como um importante centro cultural, esportivo e de entretenimento do país, deve estar comprometida com a democratização do acesso a estes espaços, assegurando que toda a população tenha acesso aos seus direitos ao lazer e à cultura", diz a proposição..

Clique aqui e assista a reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.

Em 11.11.2025.