Comissão de Ética acata denúncia contra vereadora

Sob a presidência do vereador Carlos Muniz (PSB), a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Recife realizou reunião na manhã desta terça-feira (25), para analisar o processo administrativo número 3975, em desfavor da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL). Os denunciantes são os também vereadores Alcides Teixeira Neto (Avante), Alef Collins (PP), Davi Muniz (PSD), Eduardo Moura (Novo), Fred Ferreira (PL), Gilson Machado Filho (PL), Paulo Muniz (PL) e Thiago Medina (PL).

Eles alegam que a parlamentar proferiu palavras e expressões que consideram infração ética e que a conduta dela teria ultrapassado os limites do debate político e da liberdade de expressão. Participaram da reunião, além do presidente do colegiado, os vereadores Chico Kiko (PSB), Tadeu Calheiros (MDB), Zé Neto (PSB) e Felipe Alecrim (Novo).

De acordo com a denúncia, a vereadora disse na tribuna da Câmara do Recife expressões que agrediram os colegas, com o propósito de desqualificar adversários políticos, na 74ª sessão ordinária, no dia três de novembro de 2025. As ofensas configurariam, de acordo com os denunciantes, infrações ao Código de Ética e Decoro Parlamentar e ao Regimento Interno da Câmara Municipal do Recife. Na denúncia, eles pedem apuração de fatos, análise de provas e aplicação de penalidades.

O vereador Carlos Muniz fez a leitura do parecer pela admissibilidade da denúncia e instaurou o processo disciplinar. Ele criou uma subcomissão para análise do processo administrativo, que terá como relator o vereador Chico Kiko; como revisor o vereador Tadeu Calheiros; e como membro o vereador Felipe Alecrim.

Clique aqui e assista a reunião da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.

Em 25.11.22025.