Comissões analisam e aprovam quatro projetos de lei do Executivo

Na manhã desta quarta-feira (19), duas comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife – Finanças e Orçamento e Legislação e Justiça - promoveram reuniões, de forma híbrida, para deliberar sobre proposições em tramitação na Casa. Em comum, os dois colegiados se debruçaram sobre quatro projetos de lei do Executivo (PLE) que tratam de assuntos como ITBI, bonificação para agentes públicos, programa de bolsas de estudos e família guardiã.

A primeira Comissão a se reunir foi a de Finanças e Orçamento presidida pelo vereador  Samuel Salazar (MDB) e com a participação dos vereadores Hélio Guabiraba (PSB), Chico Kiko (PSB) e Liana Cirne (PT). Já a Comissão de Legislação e Justiça analisou, também, dois projetos de lei Ordinária. Além do presidente do colegiado, vereador Rinaldo Junior, também participaram os vereadores Gilson Machado Filho (PL), Gilberto Alves (PRD), Samuel Salazar (MDB) e Carlos Muniz (PSB).

Projetos de lei do Executivo - Os projetos de lei do Executivo receberam parecer pela aprovação nas duas comissões: O PLE nº 33/2025, reduz temporariamente a alíquota do Imposto sobre Transmissão “Inter Vivos” de Bens Imóveis e de Direitos a eles Relativos - ITBI, prevista no inciso II do art. 52 da Lei Municipal nº 15.563, de 27 de dezembro de 1991.

Conforme o texto de justificativa, reduz “de forma temporária, a alíquota do ITBI de 3% (três por cento) para 2% (dois por cento), quando o contribuinte optar pelo pagamento em cota única”. A proposição tem como finalidade estimular a regularização de transações imobiliárias e dinamizar o mercado local.

O PLE nº 36/2025 institui, no âmbito do Município do Recife, o Programa Família Guardiã, destinado a subsidiar o acolhimento de crianças e/ou adolescentes em situação de violação de direitos, ou de risco social e pessoal, afastados do convívio familiar.

De acordo com o artigo 1º do projeto de lei, o Programa é “destinado a subsidiar o acolhimento de crianças e adolescentes, de 0 (zero) a 18 (dezoito) anos incompletos, que estejam em situação de violação de direitos ou risco social e pessoal, quando necessário o afastamento do convívio com a família de origem, de forma que lhes seja assegurada a inclusão em família extensa ou ampliada”.

O terceiro projeto de lei do Executivo analisado, nº 37/2025, altera a Lei Municipal nº 19.390, de 11 de junho de 2025, que cria a Bonificação por Desempenho para os agentes públicos que especifica, no município do Recife.

Segundo a justificativa, a proposição aprimora “os critérios de rateio dos valores, ampliando o rol de profissionais contemplados e regulamentando hipóteses ainda não expressamente previstas, de modo a assegurar tratamento isonômico e coerente entre as diversas equipes e modalidades de atuação. Dentre os aperfeiçoamentos propostos, destaca-se a inclusão das equipes de Consultório na Rua (eCR) e das equipes de Atenção Primária (eAP) como beneficiárias da Bonificação por Desempenho.”

Já o PLE nº 38/2025 institui o Programa Municipal de Bolsas de Estudo – PROUNI/PROTEC Recife, e dá outras providências. Conforme a proposição, as bolsas de estudo concedidas pelo Programa deverão contemplar o custeio integral das mensalidades dos cursos. Dentre os critérios exigidos para concorrer é preciso ser morador da cidade, egresso da rede pública de ensino e ter renda familiar per capita de até três salários mínimos ou até meio salário mínimo per capita, inscritos no CadÚnico, entre outros

Outros projetos de lei - Após a votação dos projetos de lei do Executivo, a Comissão de Legislação e Justiça analisou e aprovou dois projetos  de lei Ordinária:  o nº 385/2025, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), institui o Município do Recife como a "Cidade da Corrida" e o nº 417/2025, de Rinaldo Junior, que considera Patrimônio Cultural Imaterial do Recife o "Bar Recanto do Leleu" no Mercado da Boa Vista.

 

Clique aqui e assista a reunião da Comissão de Finanças e Orçamento.

Clique aqui e assista a reunião da Comissão de Legislação e Justiça.

 

Em 19.11.2025