Requerimento solicita à Prefeitura serviço de prevenção ao diabetes
“É importante fazer o tratamento do diabetes, mas também é necessário ajudar de fato na prevenção. Vemos os jovens fazendo uso abusivo de açúcar e dos [produtos] industrializados e o meu pedido é para que a gestão tenha um olhar diferenciado para que nossos jovens e crianças possam ter acesso à alimentação melhor e aos medicamentos”, disse Alef Collins. Ele ampliou o tema para que a Prefeitura do Recife tenha o cuidado de definir a merenda escolar, “com alimentação balanceada, prazerosa e diferenciada”, como forma de prevenção ao diabetes.
Sobre o requerimento, o vereador Rodrigo Coutinho salientou que as atividades físicas seriam aliadas das alunas e alunos. “Todas as doenças crônicas não transmissíveis matam mais, por exemplo, do que tabagismo e alcoolismo. Além da gente ter uma dieta saudável, é preciso, também, praticar atividade física. Não é só a alimentação, mas também a prática de exercícios que precisamos aglutinar para que as crianças possam vencer as doenças crônicas não transmissíveis”.
Em aparte, a vereadora Ana Lúcia ressaltou o valor da requalificação das quadras das unidades de ensino. “Nas quadras, as atividades físicas são garantidas e a educação física é obrigatória a partir do sexto ano, porém algumas unidades de ensino já oferecem desde os anos iniciais. O espaço para a prática de exercícios é fundamental e, por isso, vemos o empenho do prefeito João Campos em requalificar essas quadras". Ela também destacou a importância da conscientização das famílias na questão alimentar. "Com relação à merenda escolar, ela é toda elaborada por profissionais e um problema que tem a ver com a alimentação, são as famílias que enviam alimentos ultra processados para as escolas. Esse é um desafio que a gente precisa vencer”.
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Alef Collins.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Rodrigo Coutinho e aparte.
Em 10.11.2025