Requerimento solicita gratuidade no transporte público no dia do Enem

Foi debatido e aprovado na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (4), o requerimento número 11530/2025, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que dirige apelo à governadora de Pernambuco para que garanta a gratuidade no transporte público aos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos domingos 9 e 16. A proposição solicita também o reforço na frota de ônibus. Além da autora, participaram das discussões as vereadoras Jô Cavalcanti (PSOL) e Kari Santos (PT).

A vereadora Liana Cirne disse, na tribuna, que fazia um apelo à governadora Raquel Lyra, tendo em vista a proximidade do Enem, que reconhece como extremamente importante, considerado uma porta de acesso ao ensino superior no Brasil e aos programas que democratizam o ensino superior no país. A vereadora disse que o preço do transporte público pesa no bolso de alguns candidatos e, por isso, defendeu a gratuidade.  

“O Enem é, sem dúvida, uma revolução no acesso ao ensino superior do Brasil e a democratização do ensino no país. Mas, para ter acesso ao Enem, é necessário se deslocar. E se deslocar muitas vezes de bairros periféricos, muitas vezes de locais distantes para o local da prova. E isso não é fácil, sobretudo, não é barato. O transporte público no Brasil, na nossa cidade no nosso estado é um transporte caro e muita gente não tem condições de custear. Por isso, nós estamos fazendo apelo à governadora Raquel Lyra para que coloque tarifa gratuita nos dois domingos do Enem, para todos os candidatos e candidatas".

Em aparte, a vereadora Jô Cavalcanti disse que muitas pessoas que moram na periferia precisam, realmente, do transporte gratuito. “O transporte público gratuito, nesses dias de prova, incluiria a população mais vulnerável nesse processo”.

A vereadora Kari Santos afirmou que o acesso à educação superior para os estudantes significa um sonho. “E tem muitas vezes que o sonho é perdido pela falta de oportunidade. E muitos desses candidatos e candidatas não têm condições de tirar, do seu próprio bolso, o dinheiro da passagem”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Liana Cirne e apartes.

Em 04.11.2025