Requerimentos em defesa dos cuidadores de animais são aprovados
O requerimento 12022/2025 dirigiu indicação ao prefeito João Campos para que determine, por meio dos órgãos competentes, a criação de um grupo gestor multidisciplinar de atuação na causa animal e na saúde física e mental dos protetores de animais no Recife. “Os requerimentos são frutos da audiência pública em que tratamos da saúde mental dos cuidadores de animais. São pessoas que tiram animais das ruas e levam para abrigos e para suas casas, sem apoio da Prefeitura. É um serviço que deveria ser municipal. Os cuidadores estão desgastado emocionalmente”, disse.
De acordo com o vereador, a causa animal “é esquecida no Recife, pois até o Hospital Veterinário está com 100% de suas obras atrasadas”. Ele acrescentou que os cuidadores que recolhem os animais de rua fazem um trabalho importante, “pois animal sem ser vacinado traz doença para os humanos”. O vereador Eduardo Moura pediu aparte e parabenizou Gilson Machado Filho.
“Os cuidadores fazem, com recursos do próprio bolso, um serviço público. Eles fazem o resgate dos animais das ruas, tratam e cuidam deles. As gestões anteriores, assim como a atual, também não cuidaram da causa animal. Eu fico me perguntando quanto a Prefeitura do Recife gastaria se fosse realmente fazer esse serviço? Esta gestão não pensa em fazer parceria com os cuidadores de animais para eles fazerem o serviço que já realizam. Também não pensa em fazer acordo com fábricas da ração”, lamentou Eduardo Moura.
O requerimento 12026/2025, também de Gilson Machado Filho, dirigido ao prefeito, apela para que ele determine, por meio dos órgãos competentes, a criação de um cadastro municipal de protetores de animais e de um banco de ração, sob acompanhamento do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal, destinado a viabilizar a doação e distribuição de ração aos protetores devidamente cadastrados. Os dois requerimentos foram aprovados.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Gilson Machado Filho e aparte.
Em 11.11.2025.