Solene homenageia 116 anos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Uma celebração aos 116 anos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife foi realizada no plenário da Câmara Municipal do Recife, por meio de uma reunião solene, na tarde desta segunda-feira (17), numa iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). Na ocasião, 37 profissionais da unidade educacional foram homenageados. A solenidade foi presidida pela vereadora Kari Santos (PT).

Na tribuna, Cida Pedrosa destacou que a Casa de José Mariano celebrava os 116 anos de uma das instituições mais importantes da educação pública brasileira: o Instituto Federal de Pernambuco - Campus Recife que, por muitos anos, era chamado carinhosamente de Escola Técnica. “O Instituto é herdeiro direto da antiga Escola de Aprendizes e Artífices. O IFPE tem uma capacidade enorme, inclui pessoas e com capilaridade porque a gente está falando de um projeto de Brasil. Essa instituição também é feita de rupturas, de viradas civis civilizatórias como nos anos 60 onde as mulheres finalmente passam a fazer parte do corpo discente, rompendo barreiras e preconceitos”.

A parlamentar disse que os educadores transformam vidas e que gostaria de saudar cada professora, professor,  técnicos e técnicas.  “Cada estudante do passado, do presente e do que ainda virá. E especialmente as mulheres que abriram veredas. Os jovens negros e negras que hoje ocupam, com direito e orgulho, os bancos desta instituição. Os estudantes do campus, os estudantes com deficiência todos que fazem da diversidade uma força, e não uma fronteira. Fico muito feliz de receber nesta Casa pessoas que constroem o saber", ressaltou. "Parabenizo o IFPE pelos seus 116 anos de luta e construção coletiva e de compromisso inegociável com o futuro do Brasil”, celebrou.  

Após o discurso de Cida Pedrosa, foi realizada a entrega de uma placa em reconhecimento ao IFPE e a 37 servidores do Instituto. Depois, o Coral Popular do IFPE, sob a regência da professora Lucivanda Silva e direção cênica de Lucas Carvalho, fez apresentações musicais. Um vídeo institucional também foi exibido no plenário.

O reitor do IFPE, professor José Carlos de Sá, disse que instituição, ao longo de mais de um século, acompanhou as transformações sociais econômicas e culturais do Recife e tem sido o berço de formação profissional, inovação tecnológica e oportunidades que transformaram a vida de milhares de jovens e adultos da capital pernambucana e de todo o Estado. “Celebramos, hoje, a força de uma instituição criada para servir os filhos e filhas da classe trabalhadora e que permanece fiel a essa missão. A grande maioria dos nossos estudantes são de origem de famílias em condição de vulnerabilidade social. O nosso sistema de cotas até extrapolou o que está determinado que é de 50%. Então, nosso corpo discente é formado por uma população de cerca de 70% dos estudantes que tem algum tipo de vulnerabilidade social”.

José Carlos de Sá destacou a importância do reconhecimento recebido do Poder Legislativo Municipal. “Estar nesse lugar é tão importante é possui um significado especial, pois aqui se expressa a voz da sociedade, se discutem projetos e se traçam caminhos para melhorar a vida das pessoas. Reafirmamos aqui o nosso compromisso em estreitar cada vez mais os laços com o Legislativo, pois sabemos que não há democracia sem acesso universal à educação e participação ativa de cidadãos e cidadãs, críticos e críticas. A parceria entre o IFPE e o Poder Legislativo fortalece a construção conjunta do interesse público, dialogar com quem representa cada bairro comunidade e segmento social amplia a nossa capacidade de atuação onde realmente importa”.

A opinião foi compartilhada pelo diretor geral do IFPE Campus Recife, professor Fábio Nicácio, “Uma homenagem expressa o reconhecimento ao compromisso institucional do IFPE e que, a partir do fortalecimento de seus valores, como a inclusão, sustentabilidade, integridade, gestão democrática e a governança pública exerce uma prática cidadã inclusiva na formação humana promovendo a transformação social", afirmou. "Quando estávamos retomando o semestre, egressos da então Escola Técnica do Recife, estudantes do final da década de 50 se recordavam de momentos vividos nesta centenária casa de educação e cantaram com entusiasmo o hino da escola. Fico feliz em ver os homenageados aqui. É uma satisfação ser colega de cada um de vocês”.  

A mesa de honra da solenidade foi composta, ainda, pela professora Leda Cristina, coordenadora do Centro de História, Memória e Documentação do IFPE Campus Recife; e Juliana de Souza de Andrade, Pró-reitora de Integração e Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

 

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a reunião solene Homenagem aos 116 anos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife

 

Lista de homenageados
1.    André Menezes da Silva (técnico administrativo)
2.    Andrezza Carolina Carneiro Tomás
3.    Bernardo Luís Torres
4.    Claúdia da Silva Santos
5.    Curso de Mecânica
6.    Curso de Segurança do Trabalho 
7.    Curso de Refrigeração e Climatização 
8.     Curso de Gestão Ambiental
9.    Elilde Medeiros dos Santos
10.    Fabiana Santos Alves
11.    Frederico Costa de Almeida Braga
12.    Guilherme Pereira da Silva
13.    Helcir Roberto de Almeida
14.    Helvécio de Carvalho Filho
15.    Hercilia Coelho Spindola
16.    Italo Gabriel Souza Alves da Silva
17.    Jhennyffer Victória Ferreira da Rocha Souza Leão
18.    João Fidelis Barbosa da Silva
19.    José Adelson de Morais
20.    José Flávio Spindola dos Santos
21.    José Hélio Lopes Batista
22.    José Henrique Pereira da Silva
23.    José Neves Cruz
24.    José Wanderley Pinto
25.    Júlio Sergio Andrade de Queiroz
26.    Luiz de Lavor Telles
27.    Maria José Amaral Morais
28.    Mércia Gomes Bessa Coelho
29.    Moacyr Ramos Samarco Júnior
30.    Pamela Consuelo Castro e Sant'Anna
31.    Rejane Maria da Silva
32.    Robson Silva Passos
33.    Sofia Suely Ferreira Brandao Rodrigues
34.    Tamyres Soares Silva de Lira
35.    Tânia Maria dos Santos
36.    Tetsuo Usui
37.    Verônica Cristina Gomes do Rego

Em 17.11.2025