Vereadores discutem ações da Prefeitura do Recife
O vereador Júnior de Cleto informou que o giro nas ações da Prefeitura se deu após uma conversa com um vereador de oposição, "eu falei de algumas ações do Recife e ele disse que não sabia de muitas coisas que acontecem" na cidade. Segundo o parlamentar, na educação, a Prefeitura do Recife incluiu mais de 20 mil estudantes na rede. "Com novas vagas criadas, a Prefeitura do Recife iniciou a matrícula para estudantes novatos na rede municipal. O cadastro para o ano letivo de 2026 segue até o dia 5 de dezembro e deve ser feito exclusivamente pela internet. Nos últimos cinco anos, a rede municipal acolheu 20 mil novos estudantes. Em 2020 eram 91 mil", informou.
Ele também repercutiu a inauguração do primeiro Centro Integrado de Atenção à População em Situação de Rua (CinPOP), localizado na Rua Coelho Leite, no bairro de Santo Amaro. "O equipamento pioneiro consolida em um único local uma ampla rede de serviços sociais, jurídicos, de saúde e de inclusão produtiva. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. A Prefeitura consegue dar um apoio melhor às pessoas em situação de rua. Quer tirar um documento? Vai no CinPOP. Quer lavar roupa? Lá tem máquina de lavar e secadora também", exaltou.
Em aparte, o vereador Felipe Alecrim disse "a Prefeitura lhe direciona para um caminho que não existe" e que "são mais de três mil pessoas vivendo em situação de rua". Também em aparte, o vereador Gilson Machado Filho parabenizou Júnior de Cleto pela luta e afirmou que "a Prefeitura está indo na contramão do que o senhor está fazendo".
Em seu discurso crítico às ações repercutidas por Júnior de Cleto, o vereador Eduardo Moura levantou diversos questionamentos sobre a atenção da Prefeitura às pessoas em situação de rua. No pronunciamento, ele tratou da eficácia dos horários de funcionamento dos Centro POP (Centro de Referência Especializados para População em Situação de Rua), da falta de ofertas de moradia permanente e da localização desses equipamentos. O parlamentar também demonstrou insatisfação com as críticas da base governista à oposição. “Eles não estavam acostumados a ter uma oposição de verdade. Aí, é ‘gosto ruim’”.
Ao falar novamente em aparte, Felipe Alecrim voltou a criticar o chefe do Poder Executivo. “De repente, a Prefeitura do Recife foi entregue como um presente para um prefeito novo e que não sabe muito o que quer, nem aonde precisa chegar”, disse.
Por sua vez, Júnior de Cleto defendeu o formato de funcionamento dos Centros POP. “O Centro POP não é um depósito de pessoas. É a porta de entrada para a cidadania. É lá que a Prefeitura do Recife estende a mão para quem está na rua e diz: você existe. É onde se resgata o básico da dignidade: um banho, um documento, uma escuta qualificada. Sem o Centro POP, todo o resto do trabalho de reintegração social, saúde e moradia fica impossível”.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Júnior de Cleto e apartes.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura e apartes.
Em 11.11.2025