Vereadores recebem carroceiros durante protesto

Após realizarem manifestações com bloqueios do trânsito em algumas áreas e de um ato de protesto em frente ao prédio da Câmara Municipal do Recife, os carroceiros foram recebidos por uma comissão de vereadores, no final da manhã desta segunda-feira (17). Os carroceiros querem a revogação da Lei Municipal número 17.918/2013, que proíbe a circulação de veículos de tração animal nas áreas urbanas da capital e são contra o plano da gestão municipal contra a retirada gradual dos veículos de tração animal das ruas do Recife.

A comissão de vereadores foi formada durante a reunião plenária, no momento em que os carroceiros realizavam o ato de protesto. O grupo recebeu os carroceiros na Sala das Comissões, numa reunião que durou cerca de uma hora. Fizeram parte os vereadores  Eduardo Moura (Novo) e Rodrigo Coutinho (Republicanos). Também estiveram na reunião, que contou com a presença das lideranças dos manifestantes, os vereadores Chico Kiko (PSB) e Samuel Salazar (MDB).

Esta foi a segunda vez – a primeira foi em agosto - que os carroceiros realizaram manifestações, com a paralisação do trânsito, somente este semestre. A Prefeitura do Recife pretende iniciar nesta terça-feira (18) uma nova etapa de um censo para mapear tutores, cavalos e carroças em atividade no Recife. É esse censo quem vai nortear a proibição total da tração animal a partir de 31 de janeiro de 2026.

O vereador Eduardo Moura explicou quais foram os motivos do protesto. “Os carroceiros estão revoltados com alguns pontos que fazem sentido. É preciso ter um plano organizado para fazer essa mudança, que é uma mudança cultural. Foi prometido entregar motos para eles [para substituir os animais] e estão sendo entregues bicicletas. E estão sendo cobrado R$ 6 mil reais [pelas motos]. Ou seja, estão cobrando de quem não tem nada. Os carroceiros também estão reclamando porque os animais estão sendo removidos para o CVA e lá estão sendo contaminados por uma doença. Ou, ainda, estão sendo vendidos”.

O vereador Rodrigo Coutinho, que apoia vários pontos das propostas dos carroceiros, disse que a Prefeitura do Recife, que executa o plano de retirada das carroças, das ruas, “precisa fazer com que as pessoas se sintam ‘convidadas’ a entregar os seus cavalos e suas carroças. Apenas cinco aderiram ao programa até agora”.

Para o parlamentar, “é preciso que a Prefeitura do Recife também faça com que os carroceiros sejam inseridos no mercado de trabalho. Na reunião que tivemos com eles, nós nos comprometemos com eles em alterar na lei municipal [Lei 17.918/2013]. Principalmente no artigo quarto da lei municipal, que proíbe a criação de cavalos em áreas da residência. Isso é um absurdo, pois isso faz com que somente ricos possam criar cavalos, no Recife. Precisam permitir que os pobres também criem cavalos. Vamos sugerir a criação da rota do cavalo, como já existe em Brasília”.

Após a reunião com os carroceiros, os vereadores Eduardo Moura e Rodrigo Coutinho foram ao encontro dos demais carroceiros que protestavam em frente ao prédio da Câmara Municipal. O trânsito, neste momento, estava paralisado, enquanto policiais militares e agentes da CTTU acompanhavam o protesto.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Em 17.11.2025.