Requerimentos com foco nas questões femininas são debatidos
O primeiro requerimento abordado pela vereadora Ana Lúcia foi o número 12.678/2025, com indicação à Secretaria da Mulher do Recife, para que sejam intensificadas as ações de incentivo e apoio ao empreendedorismo feminino, com atenção especial às mães atípicas, promovendo iniciativas que fortaleçam a autonomia e o protagonismo dessas mulheres, ampliando oportunidades e consolidando políticas públicas voltadas à sua autonomia econômica.
"É importante a gente falar disso, porque a autonomia financeira para nós, mulheres, está intimamente ligada não apenas a um sucesso de uma carreira profissional, mas também ao rompimento do ciclo da violência doméstica. Na minha opinião, quando a mulher empreende e tem autonomia financeira, ela consegue romper esse ciclo porque não está dependente economicamente desse agressor", afirmou a parlamentar.
Em aparte, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) falou da importância do tema que é "altamente necessário para as mulheres". Ele acrescentou que as mulheres, geralmente, têm uma dificuldade maior na hora de empreender devido a limitações impostas pela sociedade. "Mas compreendemos os desafios enfrentados e sabemos como elas conseguem avançar e trabalhar de forma individual e coletiva".
Em seguida, Ana Lúcia abordou outros dois requerimentos que versam sobre o mesmo tema: o de número 12.700/2025, com indicação à Secretaria da Mulher, para que sejam intensificadas as campanhas de prevenção e combate à violência contra a mulher, com ampla divulgação e informações em toda a cidade; e o de número 12.932/2025, direcionado ao prefeito do Recife, para que determine as providências necessárias à plena execução da Lei Municipal número 18.351/2017, que institui, no mês de dezembro, a campanha do Laço Branco - Mês de Mobilização de Todos pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.
"Essa campanha do Laço Branco é um recorte da lei federal que institui o mês de Mobilização de Todos Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Quando a gente coloca aqui 'todos', é porque não pode ser uma campanha apenas para nós, mulheres, tratarmos. A palavra todos inclui homens, mulheres, todas as pessoas envolvidas numa campanha, para que a gente possa dizer que chega de violência para nós".
Mais uma vez em aparte, o vereador Luiz Eustáquio lamentou que a violência contra a mulher seja um tema "que está na ordem do dia todos os dias na nossa cidade e no nosso país, mas que tem sido banalizada por estar em um lugar comum". A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) também ocupou o microfone de aparte e falou que "é histórica a violência praticada contra nós, mulheres. Os últimos crimes acontecidos no Brasil têm mostrado uma face de uma violência cada dia mais crescente".
Outros requerimentos – Os outros requerimentos abordados pela vereadora Ana Lúcia foram o de nº 13.001/2025, que pede à secretária de Educação para promover as reformas estruturais na Escola Municipal Poeta Solano Trindade, Rua Manoel Silva, nº 160, bairro Fundão; e o de nº 13.002/2025, que solicita que o prefeito determine a realização dos serviços de requalificação e a inclusão no "Programa Gramadão" do campo do Império, bairro Ibura.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Ana Lúcia.
Em 02.12.2025.