“A História nas Paredes” destaca ex-vereadores do Recife que dão nomes a ruas da cidade

Parte da história política recifense está sendo contada em várias ruas da capital pernambucana, por meio de 13 painéis de azulejos que fazem parte do projeto “A História nas Paredes”, uma iniciativa do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), em parceria com a Câmara Municipal do Recife. O objetivo do projeto é manter viva a história de figuras que contribuíram para a cidade. Nos painéis dedicados aos ex-parlamentares da Casa, pode-se ler textos com as principais ações e anos dos mandatos. Cada painel é formado por 12 azulejos tipo português, medindo 40 centímetros, nas cores azul, branco e amarelo.

Segundo Silvio Amorim, vice-presidente do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano, a inspiração do projeto “A História nas Paredes” partiu de uma viagem a Portugal. Ele disse ser muito valoroso que o Recife possa resgatar o cenário político do passado.  “Eu vi em Portugal os azulejos nas ruas e achei muito importante", lembrou. "O apoio da Câmara Municipal do Recife foi essencial. É dar o devido conhecimento sobre as pessoas que fizeram o Recife e, no caso, os nossos vereadores que contribuíram muito para o desenvolvimento e organização urbana. Mostramos uma parte dos parlamentares que tanto fizeram pela capital pernambucana”.     

Andando pela cidade, pode-se observar no bairro da Ilha do Retiro, Zona Oeste, a rua Hisbelo Campos. O ex-vereador foi eleito na legislatura 1959/1962 e ganhou uma placa com o seu nome. Hisbelo Campos foi vice-presidente da Casa de José Mariano e apoiou um programa de escolas populares desenvolvido pelo então prefeito Miguel Arraes, apesar de integrar a bancada de oposição. Já no Arruda, Zona Norte da cidade, foi instalada a placa de Aristófanes de Andrade. O parlamentar exerceu a presidência da Casa por quatro legislaturas, assim como conduziu trabalhos na Comissão Organizadora do Carnaval. Faleceu em 1977.

No bairro de Casa Amarela, Zona Norte, encontra-se a placa com o nome da Rua Romildo José Ferreira Gomes que exerceu cinco mandatos consecutivos até 1967, dedicando sua atuação, principalmente, à população de Casa Amarela.  

Os moradores que passam pela localidade acham a ação da Casa de José Mariano muito positiva. “Muita gente não tem essas informações sobre quem foi o vereador”, disse a comerciante Edna Alves Feitosa.  Opinião compartilhada pelo aposentado Ricardo Batista de Souza. “Com a placa, fica mais importante ainda”. Já  o trabalhador autônomo Adriano Tomé pontuou que as informações enriquecem as crianças que não conhecem a política da capital pernambucana. “Conta um pouco da nossa história e principalmente bom para a criançada que vai dar mais valor. Quando colocaram essa placa, fiquei querendo saber o que era, e fui ler as informações de Romildo Ferreira Gomes. Foi muito bom”.

Projeto "A História nas Paredes":

1 - Rua Deputado Mário Monteiro

2 - Rua Hisbelo Campos

3 - Conjunto Residencial Vereador Liberato Costa Júnior

4 - Residencial Aristófanes de Andrade

5 - Rua Romildo José Ferreira Gomes

6 - Rua Vereador Petrus Câmara

7 - Rua Tito Lívio Soares

8 - Av. Vereador Otacílio Azevedo

9 - Rua Vereador Wilson de Barros Leal

10 - Rua Vereador Sérgio Xavier

11 - Rua Vereador Luiz Cavalcanti

12 - Rua Dr. José Mariano

13 - Praça José de Sá Pessoa


Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Em 18.12.2025.