Vereadores defendem sindicato dos professores e esclarecem o FUNDEF

Na manhã desta terça-feira (16), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) se dirigiu à tribuna, na reunião plenária da Câmara do Recife, para esclarecer informações acerca do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). A parlamentar também fez a defesa do trabalho do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (SIMPERE), assim como o vereador Osmar Ricardo (PT) .

Ana Lúcia pontuou que era preciso fazer um esclarecimento sobre o FUNDEF da rede municipal. Ela afirmou que o sindicato da categoria de professores foi fundamental na articulação do Fundo e adotou uma estratégia eficaz com um trabalho realizado, não só pelo corpo de advogados, mas articulou também com um escritório que garantiu o pagamento do Fundo.

"Será feito o pagamento de forma correta. A decisão de contratar advogados foi feita em assembleia pela categoria e não está obrigando nenhum professor a assinar esse acordo. Quem não quiser, vai esperar o desdobramento pela Prefeitura e irá receber do mesmo jeito. E para provar que não é uma articulação política, eu quero deixar claro aqui que o escritório Monteiro e Monteiro é filiado ao partido Novo. Isso aqui é para desmascarar a conversa de que há uma articulação e que os professores estão sendo lesados”.

Na tribuna, Osmar Ricardo frisou a necessidade de respeitar a organização sindical. “A gente sabe: sem o sindicato, os trabalhadores não vão ter luta, não vão ter organização, não vão ter uma pauta”, disse usando como exemplo atividades recentes das 27 categorias de servidores municipais, das quais é líder sindical. “É preciso que a gente tenha a sabedoria de enxergar e respeitar esses sindicatos, porque são eles que organizam os trabalhadores, são eles que fazem a organização de luta de classe, são eles que vão para a linha de frente”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Ana Lúcia.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Osmar Ricardo.

Em 16.12.2025