Câmara aprova concessão de Título de Cidadão do Recife ao senador Humberto Costa

Filho de pernambucanos e natural de Campinas (SP), o senador e ex-vereador do Recife Humberto Costa (PT) será agraciado com o Título de Cidadão do Recife. A concessão da honraria foi aprovada nesta terça-feira (9) pela Câmara Municipal, com a votação do projeto de decreto legislativo nº 49/2025, de autoria da vereadora Kari Santos (PT). A matéria foi alvo de debate na reunião plenária, tendo sido levada à tribuna pela vereadora autora e pelo vereador Gilson Machado Filho (PL).

Além de ser senador da República desde 2011 e ter ocupado o cargo de vereador do Recife, Humberto Costa foi ministro da Saúde do Brasil, deputado estadual de Pernambuco e deputado federal da bancada pernambucana. Também ocupou os cargos de secretário de saúde do Recife, secretário das Cidades de Pernambuco e de presidente interino do Partido dos Trabalhadores.

A atuação de Humberto Costa para a melhoria da saúde pública do Recife foi um dos pontos de destaque do discurso da vereadora Kari Santos na tribuna. Em sua defesa do Título, ela lembrou que o senador, ao ocupar a chefia da Secretaria da Saúde da capital pernambucana, fundou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que seria nacionalizado quando ele assumiu o cargo de ministro da Saúde. A expansão da atenção básica de saúde, do Programa Saúde da Família (PSF) e instituição de programas locais, como a Academia da Cidade, e federais, como o Farmácia Popular e o Brasil Sorridente, foram outros feitos enaltecidos por Kari Santos.

“Muitos programas sociais que são pautados em nível nacional foram concretizados aqui em nossa cidade quando ele foi secretário de Saúde durante a gestão do ex-prefeito da cidade do Recife João Paulo (PT), entre 2001 e 2003. Naquela época, a nossa Saúde vivenciava vários desafios. Muitas doenças, muitos problemas. E, através do fortalecimento do SUS durante a gestão do senador Humberto Costa, a gente conseguiu trazer para a nossa cidade programas que foram importantíssimos, como o Samu, um programa que hoje é reconhecido em nível nacional”, afirmou a vereadora.

Os vereadores Hélio Guabiraba (PSB) e Liana Cirne (PT) se pronunciaram a favor da concessão do Título em aparte ao discurso de Kari Santos. “Esta Casa gosta de votar Título de Cidadão para pessoas que tenham um serviço prestado na cidade e Humberto Costa fez essa história no Recife, em Pernambuco e no Brasil”, frisou Guabiraba. “Ele é idealizador do Samu, idealizador do Brasil Sorridente. Tem inúmeros serviços prestados à população. Teve uma atuação destacadíssima na CPI da covid, quando se descobriu todos os escândalos de corrupção ligados à compra de vacina para enfrentar a pandemia”, pontuou Cirne.

O vereador Gilson Machado Filho também debateu o projeto de Decreto Legislativo, quando aproveitou para fazer críticas ao homenageado pela proposição. “Eu abri a revista Veja de 2006, quando Humberto Costa foi ministro da Saúde. Ele foi acusado na Máfia dos Sanguessugas, que foi um superfaturamento da compra de ambulâncias. Como vamos votar um Título de Cidadão do Recife para um senador que foi acusado dessa máfia?”, questionou.

O vereador Eduardo Moura (Novo), em aparte, disse que teve acesso ao histórico do senador e que “não dá para votar favorável. Não quero mais um cidadão do Recife com histórico criminal”.

Clique aqui e assista à reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Kari Santos e apartes.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Gilson Machado Filho e aparte.

Em 09.12.2025.