Câmara aprova votos de aplauso para feira de artes e para assistência social da Restauração

Dois pedidos de votos de aplauso formulados pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) foram aprovados nesta segunda-feira (1º) pela Câmara do Recife. Durante a reunião plenária, a parlamentar ocupou a tribuna para defender os requerimentos, que prestam homenagem ao chefe de cozinha Rafael Chamié pela realização da feira de artes e gastronomia Mercado Capitão, e à gerente de Assistência Social do Hospital da Restauração, Maria da Conceição Silva Ribeiro, pelos serviços prestados à população pernambucana. Em aparte, a vereadora Flávia de Nadegi (PV) também se pronunciou pela aprovação do voto de aplausos a Ribeiro.

Segundo Cida Pedrosa, a iniciativa de Rafael Chamié demonstra a relevância que as feiras de artes têm ganhado no Recife, principalmente para mulheres empreendedoras. A homenagem ao chefe de cozinha foi apresentada pela vereadora por meio do requerimento nº 12.921/2025. “Essa feira é realizada uma vez por mês no restaurante do [Capitão] Lima, no restaurante Casa Capitão, e junta vários artistas da cidade”, disse. “Talvez vocês tenham observado, talvez não, mas Recife se tornou um canteiro de feiras artesanais e de arte, o que é muito bom para o comércio, para os artistas, para os artesãos”.

Ao tratar do requerimento nº 13.160/2025, Cida Pedrosa fez um relato pessoal para enaltecer o trabalho de assistência social do Serviço Único de Saúde, falando sobre uma familiar que se encontra internada no Hospital da Restauração. Ela salientou, em especial, a trajetória de Maria da Conceição Silva Ribeiro para defender a assistência social no Estado e no Hospital, que é a maior unidade de saúde pública de Pernambuco. “A companheira Maria da Conceição Silva Ribeiro coordena o serviço social [da Restauração] há mais de 17 anos. Essa mulher faz um trabalho humanitário belíssimo. Mesmo ela comandando 130 pessoas, precisa de mais, porque um hospital daquele tamanho precisaria de, no mínimo, 200 assistentes sociais”.

No aparte, Flávia de Nadegi também destacou a importância da assistência social. “A gente precisa, para quem não sabe, entender que o assistente social é aquele profissional que está ali para quando tudo der errado. É aquele profissional que é uma verdadeira ponte entre a família, o doente e a rede de apoio público”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Cida Pedrosa e aparte.

Em 01.12.2025