Câmara do Recife celebra 25 anos do Sindacs-PE
Também integraram a mesa de honra da solenidade, além dos vereadores Luiz Eustáquio e Osmar Ricardo, o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Graciliano Gama; a vice-presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Alcione Gama; o presidente do Sindsprev-PE, José Bonifácio; da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Fenasce), Alexandro Lopes; a coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Deyse Lopes; e a advogada Daiane Alves.
Caminhando com o sindicato desde a formação, o autor da homenagem, Luiz Eustáquio, lembrou da luta da categoria para chegar onde está. "O Sindacs começa de uma categoria que vinha de muitas lutas. É uma categoria que não existia, e é interessante para a gente entender como é a questão do trabalho e como ele se molda. Essa categoria começou na atenção básica, contribuindo nos postos de saúde, e se transformou em algo tão precioso para a sociedade que, depois de muita luta, se transforma numa categoria reconhecida", disse.
"Vocês são motivo de muito orgulho para mim, que vi o crescimento de vocês. É com muito orgulho que eu vejo os agentes comunitários e agentes de endemias ensinando, na contramão de tudo o que tem acontecido no serviço público", destacou Luiz Eustáquio. "O sindicato é isso, veio a luta pela efetivação, várias lutas em que estivemos juntos nas trincheiras e a última grande vitória: a aposentadoria especial. É uma demonstração de que a força do trabalho, da luta, da organização tem o seu valor. O trabalhador resistindo consegue ser vitorioso. Vocês não só cuidam da saúde, vocês não só cuidam do direito à saúde, vocês fazem história nesse país, fazem leis para beneficiar o trabalhador e a trabalhadora", exaltou o parlamentar.
Em seguida, o vereador Luiz Eustáquio fez a entrega da placa em homenagem aos 25 anos do Sindacs e, estendendo a cortesia, também realizou a entrega de flores à Alcione Gama e à Dayse Lopes.
A vice-presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Alcione Gama, destacou a importância do pioneirismo das mulheres para a construção do sindicato. "Que bom que a gente teve as pioneiras e que bom que essas pioneiras tinham as suas bases, que são as suas famílias. Que bom que fomos gestados no Sindsprev, que é o sindicato-mãe", afirmou. "Hoje, esse nosso entendimento de festa, de celebração, é para dizer o quanto foi importante olhar para o passado, mas que o mais importante é o aqui e o agora. O mais importante é o que a gente está vivendo neste momento e a gente sabe que, como Luiz [Eustáquio] falou, a gente escreve história. Olha para o passado, reconhece o passado e constrói o aqui e o agora".
O presidente do Sindacs-PE, Graciliano Gama, agradeceu pela homenagem recebida e lembrou da história do sindicato que, segundo ele, já travou muitas lutas para que a categoria fosse reconhecida. "Esse crescimento de hoje está sendo possível porque estamos caminhando juntos. Hoje, é uma história celebrar 25 anos, o jubileu de prata do nosso sindicato é uma conquista que, acima de tudo, mostra o nosso compromisso em defender aqueles que dedicam as suas vidas ao cuidado e à proteção da população", destacou.
"Os agentes de endemias que cuidam dos nossos animais, dos nossos pets com a vacinação, os agentes que cuidam das arboviroses. Nós arriscamos diariamente as nossas vidas para salvar vocês, para fazer por vocês e vamos continuar com muitas conquistas com o reconhecimento legal desses profissionais". A última conquista da categoria em nível nacional foi a aprovação da aposentadoria integral com paridade salarial pelo Senado Federal, em Brasília. O projeto aguarda análise da Câmara Federal.
Ao finalizar a solenidade, o vereador Osmar Ricardo parabenizou os profissionais pelos trabalho desenvolvido e destacou que o Recife "foi a primeira capital do país que efetivou os agentes de saúde".
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Em 04.12.2025.