Câmara do Recife entra em recesso parlamentar

A partir desta terça-feira (23), a Câmara Municipal do Recife interrompe temporariamente as atividades legislativas, dando início ao recesso parlamentar, em cumprimento ao que determina o artigo 12 da Lei Orgânica do Município. As reuniões plenárias, bem como audiências e reuniões públicas, além das reuniões das comissões ficarão suspensas até o dia 2 de fevereiro, quando termina o recesso parlamentar. No entanto, os serviços administrativos e departamentos da Casa de José Mariano voltam a funcionar, no horário das 8h às 13h, a partir do próximo dia 5 de janeiro.

O presidente da Câmara do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), afirmou que as expectativas para 2026 são de que as vereadoras e os vereadores da cidade deem continuidade aos excelentes números da produção legislativa que vem sendo registrada a cada ano. “Vamos manter o mesmo ritmo e intensidade”, afirmou. “Vamos continuar trabalhando muito pelo povo da cidade, fazendo as discussões de matérias importantes e levando mais qualidade de vida para a população”.

Além da produtividade legislativa, o primeiro-secretário da Casa, vereador Eriberto Rafael (PSB), considerou que é fundamental ampliar a participação popular, oferecendo uma melhor estrutura para quem frequenta e para quem trabalha na Câmara. “Vamos avançar no projeto da nova sede, garantindo que a população e os servidores terão conhecimento de todos os serviços realizados nessa construção”, salientou.

Os trabalhos legislativos serão retomados na segunda-feira, dia 2 de fevereiro, às 10h, em uma reunião solene de instalação da 2ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. A paralisação temporária das atividades acontece não apenas na Câmara Municipal do Recife, mas em todas as casas legislativas do País. O artigo 12 da Lei Orgânica do Recife determina que os trabalhos da Câmara ocorram, anualmente, de 1º de fevereiro a 5 de julho; e de 1º de agosto a 22 de dezembro.

 Em 23.12.2025