Concessão do metrô do Recife à iniciativa privada é tema de audiência pública
O presidente da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, vereador Fabiano Ferraz (MDB), destacou que a operação de trens do Recife (Metrorec) é um sistema de transporte de passageiros sobre trilhos que atua na Região Metropolitana e a realização da audiência pública busca promover o debate e a conscientização da real situação do modal na capital pernambucana.
Da mesma forma, o vereador Paulo Muniz (PSB) afirmou estar preocupado com a atual situação do transporte na capital pernambucana. “Todo o metrô no mundo é subsidiado (menos o japonês). O usuário paga e o dinheiro vai para a conta única da União. A CBTU, todos os anos, faz detalhadamente os estudos com o seu corpo técnico de quanto irá gastar no ano vindouro. E sempre, há mais de 20 anos, a União faz o contingenciamento sem motivação. Então, é uma morte silenciosa. E daqui a pouco vai morrer efetivamente. Que a gente tenha hombridade de brigar pelo metrô do Recife que tem uma história”.
A vereadora Kari Santos (PT) disse que a sociedade sabe que existe uma mobilização do Governo Federal com o Governo do Estado para privatizar o metrô do Recife e considerou o transporte essencial para os recifenses. “O custo que se tem da passagem para quem utiliza o metrô é completamente diferente de quem utiliza o ônibus. Parabenizo toda a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana Comissão que vem acompanhando essa problemática da privatização do metrô da cidade do Recife. Coloco-me à disposição e digo que eu sou contra a privatização do metrô. Se privatizar, o serviço vai ficar mais caro e vamos sofrer as consequências”.
Israel Filho, representante do Movimento Articulação Metroferroviária, disse que é maquinista há 19 anos, e lamentou a situação do transporte. “A gente passa no entorno de comunidades, e onde o metrô vem passando, vem trazendo o desenvolvimento. No ano de 2006, houve um grande investimento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e 15 novos trens chegaram. Vimos a construção da estação Cosme Damião e a conclusão da linha sul. São projetos que têm impacto social, mas o que tem acontecido com o metrô, nesse período, é que ele está sendo sucateado, infelizmente”.
Marcela Campos, superintendente do Metrô, enalteceu que há um grande comprometimento dos empregados da CBTU para que o transporte continue a funcionar. “São os empregados da CBTU que carregam com a gestão a responsabilidade de todo dia colocar esse sistema rodando. Não é fácil e a gente tem desafios diários de manter um sistema de transporte público de massa que faz parte da espinha dorsal do sistema de transporte da Região Metropolitana do Recife. São 170 mil pessoas que transportamos e onde já tivemos épocas áureas com quase 400 mil pessoas. Mas, hoje, não temos condições nem de recuperar esse usuário porque nós não há trens suficientes para carregar".
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários do Nordeste, (SINDFER-NE), Luís Claudio Gomes Barbosa, citou uma proposta de reformulação no artigo 241 da Constituição Federal do Brasil. O artigo trata da gestão associada de serviços públicos e consórcios públicos, permitindo que União, Estados, Distrito Federal e Municípios, por meio de lei, estabeleçam consórcios e convênios para gerir serviços.
“Poderia ser discutida a criação de um Consórcio Metropolitano que possa vir o Estado, Município e a União para que a CBTU continue sendo pública. A saída é a manutenção da empresa pública, investir no metrô e mantê-lo público. No Brasil, quando as coisas estão ruins, já querem privatizar e é preciso quebrar esse paradigma”.
A vereadora de Olinda, Eugênia Lima, disse que quando o metrô funciona, o trânsito flui melhor. Já Manuela Inácio, do Movimento Metroferroviário, disse que os investimentos para o metrô são essenciais e a realização de um concurso público traria mais funcionários à CBTU e a vereadora Liana Cirne (PT) falou da necessidade de mobilização para que o governo federal não privatize o Metrô Recife.
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Clique aqui e assista a audiência pública: Concessão do Metrô do Recife à iniciativa privada.
Em 10.12.2025