Gratuidade de ingressos em eventos esportivos para cronistas tramita na Câmara
Na justificativa do projeto, Romerinho Jatobá ressalta que, na área esportiva brasileira, a crônica aborda diferentes modalidades, principalmente o futebol. "Pode-se dizer que a emoção com que os cronistas trazem para o texto e pela narrativa foi um dos motivos que fizeram crescer a paixão pelo futebol, esporte que sempre despertou os mais variados sentimentos naqueles que o acompanham de perto". Segundo o parlamentar, o cronista esportivo é "especializado em narrar momentos e lances de um jogo ou qualquer outra competição sob a forma de crônica, ou seja, a crônica é um estilo que, por si só, tem a capacidade de dar tom ficcional e romântico a um fato".
No entanto, a gratuidade prevista no PLO é assegurada aos cronistas esportivos ativos membros da Associação de Cronistas Desportivo de Pernambuco (ACDP) e da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP). Para ter direito à gratuidade, os profissionais devem apresentar um documento de identificação oficial junto com a carteira de associado dessas instituições. A validade da carteira, segundo o parágrafo único da matéria, também será verificada no ato da apresentação no evento esportivo.
No artigo terceiro, o projeto detalha que, caso os organizadores descumpram o disposto na lei, estão sujeitos a penalidades como advertência na primeira autuação, e multa de R$ 5 mil e R$ 50 mil em caso de reincidência e de acordo com o porte do evento esportivo.
O projeto, já aprovado pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, aguarda a análise das Comissões de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento para a inclusão na pauta da reunião plenária.
Em 05.01.2026