Major da PMPE recebe Medalha de Mérito José Mariano
A solenidade foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (Novo), que compôs a mesa de honra com o vereador autor do requerimento; o homenageado; o assessor especial da Casa Civil do Governo do Estado, policial civil Doduel Varela; e o tenente Holanda, da PMPE. Em seu discurso, o vereador Davi Muniz destacou que a Medalha de Mérito José Mariano foi entregue ao major Everaldo Vitor Alves Júnior, em reconhecimento aos serviços prestados à Segurança Pública do Recife e de Pernambuco. “Ele entrou na PMPE em 2003 e, desde então, vem trabalhando com firmeza, com coragem e sempre pensando na segurança do povo pernambucano”, afirmou Davi Muniz.
O vereador ressaltou que ao longo dos anos, o homenageado passou por vários batalhões da PMPE do Recife e da Região Metropolitana. “Ganhou experiência, estudou, se capacitou e hoje é um profissional completo. Quem convive com ele sabe do compromisso, da disciplina e do cuidado com a tropa. Hoje o major Vítor é o subcomandante do 12º BPM, o batalhão que fica na Várzea, que é o bairro onde eu nasci, me criei, tenho minha base política e vivo até hoje. Por isso, essa homenagem também tem um valor especial pra mim e pra nossa comunidade”.
O vereador pontuou a atuação do major no bairro da Várzea dizendo que desde que o major assumiu o subcomando do 12º PMPE, “junto com o coronel Rocha”, os números mostram uma queda forte nos crimes na região. “No penúltimo trimestre, julho, agosto e setembro, o 12º conseguiu a maior redução de violência de todo o estado, com mais de 50% de queda. Isso não é pouca coisa. Isso mostra liderança, trabalho sério e compromisso com a vida das pessoas. quem anda na várzea e nos bairros atendidos pelo 12º BPM tem sentido isso. tem visto uma polícia mais presente, mais próxima da comunidade e mais preparada para cuidar da nossa gente. Esse é um mérito do major e de toda a equipe do batalhão. Major Vitor, essa medalha é justa. É merecida. É o reconhecimento por tudo que o senhor já fez e continua fazendo pela segurança do nosso povo”.
Davi Muniz encerrou o discurso dizendo-se consciente de que a Segurança Pública não é um trabalho fácil. “Exige união, exige diálogo, exige confiar nas pessoas certas. E o senhor tem mostrado, todos os dias, que está pronto para essa missão. em nome do Recife, e em especial do bairro da Várzea, deixo aqui minha gratidão. Que essa Medalha seja mais um passo na sua caminhada e que o seu trabalho continue trazendo paz e esperança para nossas famílias”.
Após o discurso, Davi Muniz fez a entrega da Medalha de Mérito José Mariano, com o respectivo diploma, ao major Everaldo Vitor Alves Júnior. Em seguida, o homenageado ocupou a tribuna e fez suas colocações. Ele iniciou o discurso agradecendo à Câmara Municipal do Recife pela homenagem, em especial ao vereador Davi Muniz, que concedeu a comenda. “É motivo de profunda honra, gratidão e responsabilidade. Esta não é apenas uma condecoração. É um reconhecimento que carregarei comigo”.
O major Everaldo Vitor disse ainda que ao longo de sua trajetória na segurança pública, aprendeu “que a verdadeira grandeza de nosso trabalho não está em momentos de destaque, mas na constância da dedicação diária. Uma dedicação muitas vezes silenciosa, em proteger vidas, preservar ordens e servir ao povo pernambucano com integridade”. Ele afirmou, também, que “cada desafio enfrentado, cada missão cumprida, e cada vida tocada, reforçou em mim o sentido do propósito que eu escolhi ao vestir essa farda”.
A Medalha de Mérito José Mariano representa para o major Everaldo Vitor “um marco que transcende a minha pessoa. Ela pertence à instituição que me formou, aos colegas que caminham ao meu lado, aos que me ensinaram, aos que confiaram em mim, e sobretudo à minha família”. Ele finalizou dizendo que a comenda, acima de tudo, “é um incentivo para que continuemos contribuindo para com a segurança da cidade do Recife. Por isso, a recebo com honra e humildade”. No final, o vereador Felipe Alecrim fez uma análise da reunião solene que presidiu e convidou a todos os presentes que acompanhassem a execução do Hino da Cidade do Recife.
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Em 04.12.2025.