Parlamentares se despedem de ano legislativo com discurso contra feminicídio e em defesa da mulher na política
Em seu pronunciamento, Ana Lúcia destacou projetos desenvolvidos recentemente pela Câmara e que destacam o combate à violência de gênero, como a implementação de um banco do Movimento Banco Vermelho, a instituição e ampliação do Protocolo Violeta e a Campanha do Laço Branco. Ela também teceu elogios a equipamentos da Prefeitura, como o Centro de Referência Clarice Lispector, e repercutiu dados sobre a violência contra a mulher, em especial sobre feminicídio.
A parlamentar fez questão de salientar a importância da participação feminina na política e lamentou que, nos espaços políticos, “tem muita fala ainda descredenciando essa luta, tornando ainda mais difícil para as mulheres – isso machuca e dói muito”, pontuou.
“Todas as iniciativas de mulheres quando estão no Legislativo são de extrema importância para a defesa dos direitos das mulheres, bem como [para] o enfrentamento cruel dessa violência. Eu costumo dizer que quando uma mulher ouve outra mulher falar que é possível romper o ciclo de violência, ela se encoraja. Ela se motiva, ela cria razões e busca o rompimento desse ciclo perverso”, afirmou. “Mas, quando a gente silencia, quando a gente normaliza, quando a gente banaliza ações e práticas, a gente está dizendo que aquilo não me importa, que aquilo não me interessa. Mas eu me importo. Isso me interessa. Não só porque sou uma mulher, mas porque eu sei o que outras mulheres sofrem quando estão dentro de um ciclo de violência doméstica”.
Procuradora da Mulher na Câmara do Recife, a vereadora Natália de Menudo fez elogios ao mandato de Ana Lúcia e demonstrou apoio à pauta do enfrentamento à violência contra a mulher. “Para mim é uma honra tê-la nesta Casa. O quanto o seu mandato soma nesta Casa legislativa, o quanto você soma para as mulheres aqui, tanto no incentivo quanto no dia a dia”, disse. “Quero dizer que estarei com você aqui nesta Casa, juntas, para a gente lutar contra o feminicídio e para a gente alavancar cada vez mais as mulheres da nossa cidade.
Luiz Eustáquio demonstrou preocupação com casos de violência contra a mulher que ocorreram recentemente no país. “Quero parabenizar a vereadora Ana Lúcia por estar trazendo um tema tão importante para a nossa sociedade, e triste. É um tema importante para que se lute para uma solução. Mas é triste pelo que tem acontecido, vereadora. Isso tem sido um absurdo, o que tem acontecido contra as mulheres. E a gente fica pensando em como a gente vai parar isso, porque tem que parar”.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Ana Lúcia e apartes.
Em 16.12.2025