Projeto quer regulamentar eventos de corrida de rua no Recife
Caso venha a ser aprovado e sancionado, o projeto vai exigir dos eventos a contratação de um médico para cada mil participantes e a disponibilização de uma ambulância com suporte avançado (UTI móvel) nessa mesma proporção. Também será cobrada a presença de profissional de Educação Física, autorização da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA) e a contratação de seguro de vida individual para cada atleta participante.
A proposta também disciplina os horários em que esses eventos podem ocorrer: até as 8h30 para as corridas matutinas e início a partir das 16h para as corridas vespertinas ou noturnas.
Caso os eventos desejem montar estruturas como palcos, arquibancadas ou tablados, deverão providenciar projeto de segurança junto ao Corpo de Bombeiros. O uso de equipamentos pirotécnicos ou sonoros deverá respeitar o horário compreendido entre as 7h e as 22h30.
Além disso, ficará estabelecido que os eventos de corrida deverão assumir integralmente a responsabilidade pela limpeza e conservação dos espaços utilizados para as corridas, garantir a desobstrução de entradas e saídas de veículos por meio de sinalização temporária adequada, promover a orientação dos pedestres e condutores em conformidade com as normas de trânsito, caso haja interdições viárias, e garantir que a linha de chegada do evento respeite o distanciamento mínimo de cem metros de instituições como creches, hospitais e asilos.
Em 08.01.2026