Recife pode se tornar "Cidade da Corrida"
Segundo a justificativa do PLO, além do impacto positivo na saúde e no bem-estar dos praticantes, a corrida de rua movimenta o turismo, a economia criativa e o setor de serviços, gerando empregos e fortalecendo a imagem da cidade como destino esportivo e cultural. Ao debater o projeto, Eduardo Moura disse que muitos recifenses aderiram a corrida como hobby e como promoção de saúde, mas pontuou que os organizadores precisam garantir estrutura, como segurança e limpeza da cidade, para a prática dessa atividade esportiva. “As corridas não são organizadas pela Prefeitura e eu acho que temos que criar um dispositivo para que esses organizadores se responsabilizem pela limpeza".
Em aparte, o vereador Samuel Salazar, líder do Governo na Casa, corroborou com a importância dos eventos e explicou que já há a prerrogativa, no Código de Limpeza Municipal, sobre a limpeza urbana. "Hoje, para se fazer qualquer evento na cidade, precisa apresentar, no mínimo, cinco protocolos, incluindo a apresentação do plano de limpeza junto à Emlurb. Então, você tem que informar como vai fazer a limpeza daquele evento e a Emlurb aprova aquele plano. A obrigação não é da Prefeitura fazer aquela limpeza, é do produtor do evento”. Segundo o vereador, em caso de descumprimento do plano, a Prefeitura pode inclusive aplicar multa.
Ao defender o seu projeto na tribuna, Ana Lúcia disse que a corrida é uma “manifestação esportiva, cultural e de integração social” e que a iniciativa visa a consolidar o Recife como uma referência para a realização desse tipo de evento. “Correr pelas ruas do Recife, pelos morros, pelas praças, cortando os rios, é diferenciado demais. Para além de a corrida ser uma excelente forma – e democrática, diga-se de paisagem – de as pessoas estarem juntas, cuidando da sua saúde, [ela] traz para a cidade uma cadeia econômica produtiva muito importante”, disse.
Em aparte, o vereador Chico Kiko (PSB) parabenizou a colega pela proposta e fez um relato sobre a relevância da corrida na capital pernambucana. “Eu venho acompanhando vários grupos de corridas na cidade do Recife. Inclusive, no domingo que passou fez oito dias que eu fui para a Tropa dos Gorillas, lá na avenida Caxangá, onde acompanhei essa tropa e fiquei surpreso com a quantidade de pessoas”.
OUTRO PROJETO - Na sequência, o vereador Rinaldo Junior disse que votaria a favor da proposta e adiantou que também deu entrada em um projeto de lei com requisitos mínimos para esses eventos. Segundo ele, a iniciativa foi elaborada a partir de escutas com moradores e comerciantes do centro e também com diversos secretários municipais. “Propomos que as corridas de rua no Recife precisam ter um médico responsável, um profissional de educação física, os participantes precisam de seguro atletas, as corridas terão ambulâncias, etc. Precisamos definir horário para haver as corridas e estabelecemos que corredores e organizadores tenham cuidado com a sujeira. A manutenção da limpeza dos locais das corridas é essencial, assim como garantir o direito de ir e vir”, frisou.
Clique aqui e assista à reportagem do TV Câmara do Recife.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura e aparte.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Ana Lúcia e aparte.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Rinaldo Junior.
Em 09.12.2025.