Requerimentos concede votos de aplausos a radialistas e capelãos
Dos 31 requerimentos, 12 dirigiram-se a radialistas das rádios CBN Recife, Rádio Mix Recife (Grupo Asa Branca), Rádio Folha de Pernambuco, Rádio Jornal, Rádio Transamérica e Rede Aleluia. A vereadora Ana Lúcia lembrou, nos requerimentos, que o Dia do Radialista é comemorado em 7 de novembro, por força da Lei federal número 11.327, de 24 de julho de 2006, “reconhecendo a importância dessa profissão para a comunicação, a difusão da informação e o fortalecimento da cidadania”. Todas as proposições foram aprovadas.
A vereadora firmou que reconhece “a importância da profissão para a difusão da informação e para o fortalecimento da cidadania. O rádio para nós tem importância muito grande, inclusive porque é através das emissoras que muitas pessoas são alcançadas pelo Evangelho”. Ela afirmou ainda que “cada radialista tem uma história, uma trajetória e uma tarefa importante em tempos de fake news”.
O vereador Fred Ferreira pediu aparte, parabenizou a vereadora pela iniciativa e disse que, além das emissoras de rádio que foram citadas nos requerimentos, “outras também fazem trabalho brilhante como a Evangélica e a Maranata. Através delas, entramos nas casas das pessoas para pregar a Palavra de Deus. Também parabenizo todos os demais profissionais, além dos apresentadores, que fazem parte deste contexto do Dia do Radialista”.
Além dos requerimentos pelo Dia do Radialista, a vereadora debateu os que apresentam votos de aplausos e congratulações a capelãs e capelãos, aproveitando a passagem do Dia Municipal do Capelão, comemorado em 30 de novembro, “instituído pela Lei Municipal número 18.431/2017, reconhecendo a importância desses profissionais pelos relevantes serviços prestados à comunidade, especialmente pela assistência espiritual, emocional e social oferecida a pessoas em momentos de vulnerabilidade e necessidade”.
Nos requerimentos, Ana Lúcia cita os nomes de diversos profissionais que estavam presentes nas galerias, assistindo à reunião ordinária. “Essas pessoas fazem da capelania um ato de amor. A lei que institui o Dia do Capelão é de nossa autoria, pois entendemos que ser capelão é ser um apoio necessário quando falta a força. É mais do que uma profissão. Os capelãos também ajudam a profissionais de saúde, em meio ao caos. São eles que entram em espaços que exigem muita coragem e onde em muitas vezes só a fé ajuda”.
A vereadora aproveitou para agradecer aos diretores de hospitais e unidades de saúde que facilitam a entrada dos capelãos em espaço onde podem acolher e apoiar familiares de doentes, que estão em momentos de dor. Ao pedir aparte, o vereador Felipe Alecrim parabenizou Ana Lúcia pela iniciativa. “O capelão cumpre missão essencial na vida dos que estão em situação de dificuldade nos hospitais. É neste momento que se planta esperança e se cura a alma. É uma missão de servir”, disse.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Ana Lúcia e apartes.
Em 01.12.2025