Requerimentos voltados à Banda Sinfônica do Recife são aprovados
Os requerimentos pedem a inclusão da Banda na grade de programação dos ciclos carnavalesco, junino e natalino; a construção de uma sede; apresentações nos Centros Comunitários da Paz (Compaz); e ainda apresentações na programação do Paço do Frevo. "A Banda Sinfônica do Recife é um patrimônio desta cidade há muito tempo", destacou Cida Pedrosa. "Eu sou uma frequentadora dos seus concertos e é lindo ver as filas que se fazem. O morro desce para o Teatro do Parque para escutar a sua Banda Sinfônica que, às vezes, é muito criticada porque leva ao público músicas de filmes", disse. Para Cida Pedrosa, "não justifica a Banda não estar no Carnaval; ela poderia ter apresentações populares durante os ciclos, o natalino, o Carnaval, o São João, porque ela é extremamente camaleônica".
Em aparte, a vereadora Ana Lúcia também ressaltou a importância de a Banda Sinfônica do Recife ganhar mais destaque e reconhecimento. "Está mais do que na hora de ter essa sede. Não é que o Teatro de Santa Isabel não esteja à altura de ser o local para esses músicos ensaiarem, mas eles precisam ter o sentimento de pertencimento e terem o seu espaço. É uma luta antiga daqueles músicos".
Pastoril – Outro requerimento. o de nº 12.761/2025, também de autoria da vereadora Cida Pedrosa, foi destacado por ela na tribuna da Casa e aprovado em plenário. O documento pede a criação de um edital de subvenção para os pastoris e demais manifestações do ciclo do Natal e do Réveillon. "A gente só tem os pastoris na época do Natal e não temos um edital específico. Temos organizado mais de 65 pastoris no Recife, com associação, que fazem parte da liga. O pastoril ultrapassa gerações", pontuou.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Cida Pedrosa e aparte.
Em 15.12.2025.