Vereadores celebram aprovação de abono para profissionais da educação do Recife
O pagamento, no valor total de 30 milhões de reais, será feito com recursos extraordinários provenientes dos juros moratórios a serem recebidos pelo Município em razão do precatório do Fundef, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, que existia no País de 1998 a 2006 para financiar o ensino fundamental público.
Relatora do projeto pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, a vereadora Ana Lúcia destacou emendas feitas pela relatoria para incluir profissionais do magistério e aposentados, além dos professores já previstos na proposta. Ela também ressaltou o esforço coletivo e parabenizou o Executivo pela iniciativa. “Nada se constrói sozinho. As muitas mãos que finalizaram essa relatoria, que vai redondinha para a sanção do prefeito, dará aos professores e professoras da rede municipal de ensino o rateio do Fundef, inclusive com 30 milhões de juros rateados para quem faz jus e de direito. A gente precisa agradecer ao prefeito João Campos porque esse recurso do Fundef já estava praticamente perdido”, frisou Ana Lúcia.
Em aparte, o vereador Rinaldo Junior destacou a construção coletiva do projeto e parabenizou o líder do Governo na Casa Samuel Salazar (MDB) e também o chefe do Executivo. “Esse recurso, o prefeito João Campos teve a capacidade estratégica de diálogo junto ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e junto ao Advogado Geral da União, Jorge Messias, para destravar esse recurso importante e assim foi feito”.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Ana Lúcia e aparte.
Em 01.12.2025