Vereadores debatem e aprovam PLE que institui o programa “Transporta Recife”
O primeiro a falar foi o vereador Felipe Alecrim, que lamentou o parecer contrário feito por comissões permanentes da Casa para sete emendas de sua autoria. "Esse é um projeto importante e eu já adianto que votarei favorável à matéria, mas peço o destaque das minhas emendas", disse. O parlamentar explicou todas as suas emendas. "A gente precisa debater, aqui, os pareceres da Comissão de Legislação e Justiça, que alegou invasão de competência e excesso de detalhamento. A Comissão de Finanças [e Orçamento] alegou aumento indireto de despesa, o que para mim é novidade. [A Comissão de] Educação alegou engessamento. [A Comissão de] Acessibilidade alegou incompatibilidade com o escopo do projeto", lamentou.
Ao discursar na tribuna, Eduardo Moura criticou a rejeição das alterações sugeridas por Felipe Alecrim pelo critério da falta de previsão orçamentária das despesas que seriam criadas por essas emendas. “Isso é uma falácia criada para que só o que o prefeito quer aprovar seja aprovado”, disse. O plenário votou em destaque as emendas do vereador Felipe Alecrim e prevaleceu o parecer pela rejeição às sete matérias.
O vereador Rodrigo Coutinho também participou do debate e disse que o projeto de lei era de extrema importância para o desporto recifense. Ele lembrou que quando esteve à frente da Secretaria Municipal de Esportes quis ajudar atletas que recorreram a um apoio institucional para conseguir viajar. “Mas os atletas não conseguiram o apoio da Prefeitura do Recife para competir, por falta de uma lei como esta”, destacou. Houve uma atleta, segundo ele, que só conseguiu fazer viagem para competição internacional porque conseguiu apoio dos comitês olímpicos. "Tenho consciência de que o projeto de lei, agora, de autoria do chefe do Poder Executivo, é de extrema importância, de extrema necessidade. E a partir dele [do projeto de lei] poderemos fazer crescer o esporte de maneira geral e permitir que o esporte mude a vida das pessoas”, disse.
Ao destacar a importância da iniciativa do Executivo, a vereadora Ana Lúcia também lembrou das dificuldades de atletas em busca de recursos. “Esses atletas lutam para treinarem, para terem seus equipamentos, e quando a Prefeitura sai com um projeto que vai garantir que tenham o transporte, assim como a equipe técnica, a gente fica muito feliz”. A parlamentar destacou ainda duas emendas aditivas de relatoria da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes que ela preside: Uma trata do incentivo à participação de mulheres atletas, paratletas, atletas-guia e treinadoras na prática esportiva, assegurando o acesso a competições oficiais, e a outra, assegura condições de acessibilidade que garantam a participação de atletas com deficiência. “Os paratletas também são muito excluídos nas competições, nos programas. E a gente precisa fazer essa garantia”. As emendas de relatoria foram aprovadas no plenário da Casa.
Clique para assistir a reportagem da TV Câmara do Recife.
Clique e assista ao pronunciamento do vereador Felipe Alecrim.
Clique e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.
Clique e assista ao pronunciamento do vereador Rodrigo Coutinho e aparte.
Clique e assista ao pronunciamento da vereadora Ana Lúcia.
Em 01.12.2025.