Voto de aplausos à UFPE gera debate no plenário

O vereador Eduardo Moura (Novo) analisou o requerimento de número 13333/2025, de autoria da vereadora Kari Santos (PT), durante a reunião plenária desta terça-feira (2), na Câmara do Recife. A matéria se refere a um voto de aplausos e congratulações à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pela atuação na promoção e desenvolvimento da regularização fundiária na cidade do Recife e em todo o estado de Pernambuco. A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) aparteou o parlamentar.

Eduardo Moura salientou que a UFPE tem um passado brilhante e sugeriu que a unidade educacional fosse isenta da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD). “A universidade passa por um momento financeiro difícil. Por estar localizada no Recife, paga taxas como a de coleta, remoção e destinação de resíduos sólidos e a gente poderia isentar a UFPE dessa taxa. Então, elaborei um projeto de lei, de minha autoria, o PLO de número 460/2025, que concede isenção e remissão da taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É um projeto que tem a ver com esse requerimento”.

Em aparte, Cida Pedrosa (PCdoB) disse que era preciso fazer com que as universidades públicas se fortaleçam e parabenizou a vereadora Kari Santos pela proposição. “Estudei na Faculdade de Direito da UFPE e no ano 2000 saiu uma lista mundial de cientistas brilhantes no mundo. E tinham dois cientistas da Universidade Federal de Pernambuco nessa lista. Nos cursos de extensão, a UFPE dialoga com a comunidade e tem um trabalho junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em relação à regularização fundiária. Acho que a gente precisa investir em ciência e educação de qualidade, e isso nossa querida UFPE tem de sobra”.

Ao final das discussões, o vereador Tadeu Calheiros (MDB) pediu vistas ao requerimento.

 

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura e aparte.


Em 02.12.2025.