Chico Kiko propõe sala especial para idosos em unidades de saúde do Município

Um espaço reservado, climatizado, confortável, com assentos adequados ao público idoso, preferencialmente com apoio para os braços. Disponibilização de água potável, materiais informativos e educativos voltados à saúde, de fácil acesso e próximo às áreas de atendimento. Essas são algumas das características da “Sala de Espera 60+”, que poderá ser destinada a todas as pessoas com 60 anos ou mais, assistidas pelas unidades de saúde municipais. É o que propõe o vereador Chico Kiko (PSB), por meio do projeto de lei nº 492/2025, já em tramitação na Câmara do Recife.

A iniciativa tem como objetivos proporcionar ambiente humanizado e confortável para esse público durante o tempo de espera; promover o respeito, a dignidade e a valorização da pessoa idosa; estimular a integração social e o convívio entre os usuários; e oferecer meios de educação em saúde, com informações sobre prevenção de doenças e promoção do envelhecimento saudável.

Na justificativa do projeto, o parlamentar destaca dados do IBGE que apontam o crescimento dessa faixa etária no Recife e no Brasil, com um processo acelerado de envelhecimento populacional. Em 2023, mais de 15% da população já tinha 60 anos ou mais e as projeções indicam que, até 2040, esse percentual ultrapassará 25%.

Chico Kiko ressalta também que a “Sala de Espera 60+” é uma ação concreta de humanização do Sistema Único de Saúde no nível municipal. “A Proposta nasce da necessidade de assegurar um ambiente mais humanizado e digno às pessoas com 60 anos ou mais, evitando que elas sofram com o desconforto de permanecer em filas, muitas vezes expostas ao sol ou à chuva”.

O vereador frisa ainda que a implementação desses espaços poderá ser realizada mediante utilização de recursos já consignados no orçamento destinado à Atenção Básica à Saúde, não representando incremento significativo de despesas públicas, visto que poderá ser executada de forma progressiva e por meio da adaptação de espaços físicos existentes nas Unidades de Saúde.

Em 13.01.2026