Criação da Rede Municipal de Cursinhos Populares é proposta por Kari Santos

Disponibilização de salas de aula em escolas públicas, nos Centros Comunitários da Paz (Compaz), além do apoio logístico e de estrutura para manutenção de cursinhos populares. Essas são algumas das medidas previstas no Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº378/2025, que está em tramitação na Câmara Municipal do Recife. A iniciativa, de autoria da vereadora Kari Santos (PT), prevê a criação da Rede Municipal de Cursinhos Populares (RMCP).

No projeto, são classificadas como cursinhos populares entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, além de coletivos não constituídos formalmente e educadores que atuem de forma gratuita na preparação de grupos específicos para exames de acesso ao ensino superior e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entre estes grupos citados no projeto estão estudantes provenientes das escolas públicas e com renda familiar de até um salário mínimo por integrante, além de pessoas negras, indígenas, quilombolas ou com algum tipo de deficiência.

Para além da oferta de espaços para realização das aulas, a proposta estabelece ainda a concessão de subsídio ou a integração com escolas municipais para o fornecimento de alimentação gratuita nos dias letivos. O PLO sugere também parcerias da Rede Municipal de Cursinhos Populares com universidades e institutos federais para formação continuada dos educadores populares.

No texto de justificativa do PLO, a vereadora ressalta os desafios dos cursinhos para manter o serviço gratuito diante da escassez de recursos e argumenta sobre a importância dos cursos preparatórios para os jovens de baixa renda. “Os cursinhos oferecem aulas gratuitas de preparação para Vestibulares e Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), material didático, apoio psicológico e atividades culturais, impactando positivamente milhares de alunos, contribuindo para o ingresso nas Universidades e fortalecendo o protagonismo da juventude”, pontua

A proposição legislativa também institui um comitê intersetorial de coordenação da RMCP, vinculado à Secretaria Municipal de Educação e com composição paritária entre integrantes da sociedade civil e da administração municipal.

Em 21.01.2026