Primeira Igreja Presbiteriana do Recife pode se tornar Patrimônio Cultural Material do Recife

Tramita, na Câmara Municipal do Recife, o projeto de lei Ordinária de nº 305/2025, de autoria do vereador Thiago Medina (PL), que considera Patrimônio Cultural Material do Recife a Primeira Igreja Presbiteriana do Recife. O templo é situado no bairro das Graças, Zona Norte, e foi fundado em 11 de agosto de 1878, sob a liderança do missionário John Rockwell Smith.

A proposição já foi aprovada na Comissão de Legislação e Justiça da Casa e aguarda a análise da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes para, então, ser encaminhada para a votação das vereadoras e vereadores em plenário. 

De acordo com o texto de justificativa apresentado por Thiago Medina, diversos líderes religiosos já passaram pela igreja e deixaram o seu legado e a organização, que "se mantém fiel à missão de fazer Cristo conhecido". "A igreja também tem se dedicado intensamente ao serviço à comunidade e ao socorro dos que mais precisam, por exemplo, por meio dos projetos sociais destinados às famílias carentes", diz.

Em 28.01.2026