Projeto quer bicicletários seguros em terminais de transporte público

Promover a intermodalidade e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte complementar por meio da integração cicloviária nos terminais de transporte público do Recife. É esse objetivo do projeto de lei nº 169/2025, de autoria do vereador Fabiano Ferraz (MDB), que tramita na Câmara Municipal. A matéria já recebeu a aprovação da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Casa.

O principal ponto da proposta é a instalação de bicicletários seguros e de fácil acesso nos terminais. Dentre os critérios que podem ser estabelecidos, estão a oferta de vagas suficientes para atender a demanda local, o monitoramento por câmeras de segurança e a proteção do equipamento contra intempéries ocasionadas pelo sol e pela chuva.

"A implementação de bicicletários nos terminais de transporte público do Recife é uma medida estratégica para promover a intermodalidade e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte complementar”, diz Fabiano Ferraz no texto de justificativa do projeto. “A integração entre bicicletas e o transporte público coletivo contribui para a redução do uso de veículos motorizados individuais, a diminuição da emissão de poluentes e a melhoria da qualidade de vida urbana. Além disso, facilita o deslocamento dos cidadãos, oferecendo alternativas de transporte mais eficientes e sustentáveis”.

Em 08.01.2026