Rinaldo Junior propõe sessões gratuitas de cinema para crianças
A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso à cultura, estimulando o contato das crianças com o cinema infantil de qualidade. Para isso, as sessões serão realizadas mensalmente, em espaços culturais e equipamentos públicos, preferencialmente em comunidades com menor acesso à cultura, priorizando filmes nacionais e educativos e assegurando a acessibilidade física e comunicacional.
"A Cultura é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988 e essencial ao desenvolvimento infantil. Filmes educativos e lúdicos estimulam a criatividade, a imaginação e o senso crítico desde a infância, mas crianças de comunidades mais afastadas, frequentemente, não têm acesso ao cinema e outras experiências culturais, por isso a necessidade de sessões gratuitas e públicas", justifica o autor da proposta.
Rinaldo Junior reforça ainda que o projeto prevê o uso dos vários equipamentos públicos já existentes nas Regiões Político-Administrativas da cidade e que a despesa decorrente desta lei virá de dotação prevista nas políticas públicas municipais. "Através da educação cultural, as crianças conhecem mais sobre sua identidade, e ao entrar em contato com diferentes manifestações culturais podem desenvolver o respeito, a empatia e habilidades que fortalecem sua autoestima", afirmou o vereador.
A proposta tramita na Câmara e aguarda os pareceres das Comissões.
Em 26.01.2026