Rodrigo Coutinho sugere reconhecimento e local para a prática do Wheeling
“A medida visa transformar uma prática frequentemente marginalizada em uma atividade esportiva oficial, promovendo inclusão, segurança e cidadania”, destaca o parlamentar. Segundo ele, cidades como São Paulo, Salvador, Fortaleza, Campina Grande e Porto Alegre já regulamentaram o Wheeling, por meio de leis e programas municipais, com regras específicas de segurança e apoio institucional. “Essas iniciativas servem de referência demonstrando que é possível integrar a modalidade ao contexto esportivo urbano de forma responsável e segura”, pontua Coutinho.
De acordo com o projeto de lei, caberá ao Poder Executivo Municipal a criação do espaço, onde será obrigatório o uso de equipamentos de segurança como capacete, luvas, jaqueta e botas. No caso das motocicletas, serão exigidos também o comprovante de pagamento do IPVA e a Carteira Nacional de Habilitação.
O projeto determina ainda que o local deve ter pavimento asfáltico adequado, isolamento do público, como forma de garantir a segurança de espectadores e usuários, presença de profissionais de saúde para atendimentos emergenciais, ambulância e profissionais da área de segurança pública.
Rodrigo Coutinho alerta ainda que jovens realizam manobras de Grau em vias públicas, durante trajetos de trabalho, lazer ou encontros informais e diz que essa realidade reforça a necessidade de políticas públicas que direcionem a prática para locais adequados. “Com a regulamentação, o Município poderá estimular a esporte, reduzir acidentes e infrações de trânsito, e valorizar uma cultura urbana cada vez mais presente entre os jovens”, frisa o vereador.
Em 27.01.2026