Mulher recebe voto de aplauso por dar exemplo de solidariedade

O requerimento de número 14733/2025, de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo), concedendo voto de aplauso a Ivanilda Maria Joaquina, de 65 anos, uma senhora que deu exemplo de solidariedade durante uma simulação realizada pelo parlamentar, resultou em debate na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (10). “Ela é uma cidadã comum, que se propôs em ajudar, e representa os recifenses de bem”, disse. Os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Felipe Alecrim (Novo) participaram do debate.

O voto de aplauso foi aprovado. A proposição justifica que “a solidariedade foi praticada no dia 3 de dezembro de 2025, por volta das 15h30, quando Ivanilda Maria Joaquina auxiliou o vereador Eduardo Moura durante uma simulação de pessoa com deficiência visual, enquanto este tentava atravessar a Avenida Padre Carapuceiro, no bairro de Boa Viagem”, na Zona Sul. “Na simulação, eu tentei andar nas calçadas do bairro como se fosse um deficiente visual. Muitas coisas aconteceram. E na hora que fui atravessar a rua, esta senhora, sem saber que estava sendo filmada, me pegou pelo braço e me ajudou a atravessar a rua”, disse Eduardo Moura.

O vereador Rinaldo Junior pediu aparte e propôs que Moura convide Ivanilda Maria Joaquina para vir à Câmara Municipal do Recife para receber o voto de aplauso. “Neste dia, quero dar os parabéns a ela. Gesto como o dela deve servir de exemplo de amor ao próximo. É isso que esta Câmara deve fazer mais. Quando ela vier, vou dizer que, juntos, vamos lutar por melhores calçadas para ajudar os deficientes visuais”.

Em seguida, o vereador Felipe Alecrim também aparteou e parabenizou Eduardo Moura “pelo trabalho realizado e que é reconhecido pelo povo”. De acordo com ele, o colega, ao percorrer  bairros e visitar serviços públicos, para realizar fiscalizações, “sente na ponta as necessidades das pessoas que estão em vulnerabilidade. Precisamos estar nas ruas sentindo as necessidades do povo e recebendo as demandas da população como se fossem nossas”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.


Em 10.02.2026.