Requerimentos sobre pessoas em situação de rua são debatidos

Melhorias em ruas da cidade, como calçamento e iluminação; reparo em bueiros, desobstrução de canaletas e tratamento de esgoto; ações de acolhimento às pessoas em situação de rua. Estes são alguns dos temas abordados pelo vereador Thiago Medina (PL) nos 80 requerimentos de sua autoria que foram destacados nesta terça-feira (10), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Além do autor dos requerimentos, também discutiram os assuntos os vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Eduardo Mota (PSB).

O primeiro a discutir proposições na tribuna da Casa, vereador Felipe Alecrim debateu dois dos requerimentos de Thiago Medina que versam sobre ações de acolhimento às pessoas em situação de rua. O de nº 13.448/2025 pede as ações para pessoas em situação de rua que vêm ocupando a frente do imóvel localizado na Rua Marquês de Valença, 192, em Boa Viagem. No mesmo sentido, o requerimento de nº 13.557/2025 pede o acolhimento para as que ocupam a Rua Barros Barreto, próximo ao nº 326, em Santo Amaro.

“São muitas pessoas vivendo em situação deplorável. Famílias inteiras vivendo nas ruas e a gente não encontra solução”, lamentou. “A gente só muda a realidade das pessoas que vivem nas ruas se a gente consegue reconstruir vínculo familiar, tirar essas pessoas que vivem no mundo das drogas e põem em risco a própria vida e a vida dos outros. Se a gente tem equipe multidisciplinar, assistência social, psicólogo; se a gente trabalha a vida dessas pessoas, a gente transforma essa realidade. Por isso, a importância das medidas compulsórias”, detalhou Felipe Alecrim.

Ao ocupar a tribuna para abordar os seus requerimentos, o vereador Thiago Medina destacou várias solicitações, explicando os serviços apontados e os motivos que moveram o seu mandato para elaborar as 80 proposições na pauta da reunião plenária.

Ao falar dos requerimentos sobre a população em situação de rua que foram mencionados anteriormente, Thiago Medina relacionou o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Boa Viagem à concentração de pessoas nessas condições no bairro. Segundo o parlamentar, são necessárias medidas da gestão municipal.

“Qual a ação a Prefeitura do Recife tomou para resolver esse problema? Nenhuma, nenhuma ação. Nada. E quando a gente fala sobre isso, o que eles respondem? ‘Ah, a culpa não é nossa, não. É do Governo do Estado’”.

Outro vereador a debater os requerimentos foi Eduardo Mota (PSB). Ao referir-se ao conjunto de proposições apresentadas pelo colega, disse que “esta é uma pauta propositiva e por isso, parabenizo o vereador Thiago Medina. São solicitações que trazem benefício para a população. Mas, peço mais atenção quando for redigir tantos requerimentos”, criticou, destacando os requerimentos de número 14.657/2025 e  14.770/2025, que segundo ele, apresentam erros técnicos.

O 14.657/2025 pede à presidência da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) o serviço de calçamento na Avenida Trinta de Outubro, número 758, no bairro Jardim São Paulo, na Zona Oeste. Segundo Eduardo Mota, os problemas dessa rua são antigos e complexos, pois há casas no meio dela, originando becos. “Mas esta rua já está em obras”, informou.

Em relação ao requerimento 14.770/2025, pede também à Emlurb, serviço de calçamento na Rua Governador Henrique de Acioly Campos, bairro Guabiraba, na Zona Norte. Eduardo Mota retificou a proposição dizendo que o nome correto da via é “Rua Governador Eduardo Henrique de Acioly Campos” e que ela não fica na Guabiraba, mas no bairro vizinho, chamado de Passarinho. “Essa rua é transversal da Estrada do Passarinho”, registrou.

Clique aqui e assista à reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique e assista ao pronunciamento do vereador Felipe Alecrim.

Clique e assista ao pronunciamento do vereador Thiago Medina.

Clique e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Mota. 

Em 10.02.2026.