Requerimentos sobre pessoas em situação de rua são debatidos
O primeiro a discutir proposições na tribuna da Casa, vereador Felipe Alecrim debateu dois dos requerimentos de Thiago Medina que versam sobre ações de acolhimento às pessoas em situação de rua. O de nº 13.448/2025 pede as ações para pessoas em situação de rua que vêm ocupando a frente do imóvel localizado na Rua Marquês de Valença, 192, em Boa Viagem. No mesmo sentido, o requerimento de nº 13.557/2025 pede o acolhimento para as que ocupam a Rua Barros Barreto, próximo ao nº 326, em Santo Amaro.
“São muitas pessoas vivendo em situação deplorável. Famílias inteiras vivendo nas ruas e a gente não encontra solução”, lamentou. “A gente só muda a realidade das pessoas que vivem nas ruas se a gente consegue reconstruir vínculo familiar, tirar essas pessoas que vivem no mundo das drogas e põem em risco a própria vida e a vida dos outros. Se a gente tem equipe multidisciplinar, assistência social, psicólogo; se a gente trabalha a vida dessas pessoas, a gente transforma essa realidade. Por isso, a importância das medidas compulsórias”, detalhou Felipe Alecrim.
Ao ocupar a tribuna para abordar os seus requerimentos, o vereador Thiago Medina destacou várias solicitações, explicando os serviços apontados e os motivos que moveram o seu mandato para elaborar as 80 proposições na pauta da reunião plenária.
Ao falar dos requerimentos sobre a população em situação de rua que foram mencionados anteriormente, Thiago Medina relacionou o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Boa Viagem à concentração de pessoas nessas condições no bairro. Segundo o parlamentar, são necessárias medidas da gestão municipal.
“Qual a ação a Prefeitura do Recife tomou para resolver esse problema? Nenhuma, nenhuma ação. Nada. E quando a gente fala sobre isso, o que eles respondem? ‘Ah, a culpa não é nossa, não. É do Governo do Estado’”.
Outro vereador a debater os requerimentos foi Eduardo Mota (PSB). Ao referir-se ao conjunto de proposições apresentadas pelo colega, disse que “esta é uma pauta propositiva e por isso, parabenizo o vereador Thiago Medina. São solicitações que trazem benefício para a população. Mas, peço mais atenção quando for redigir tantos requerimentos”, criticou, destacando os requerimentos de número 14.657/2025 e 14.770/2025, que segundo ele, apresentam erros técnicos.
O 14.657/2025 pede à presidência da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) o serviço de calçamento na Avenida Trinta de Outubro, número 758, no bairro Jardim São Paulo, na Zona Oeste. Segundo Eduardo Mota, os problemas dessa rua são antigos e complexos, pois há casas no meio dela, originando becos. “Mas esta rua já está em obras”, informou.
Em relação ao requerimento 14.770/2025, pede também à Emlurb, serviço de calçamento na Rua Governador Henrique de Acioly Campos, bairro Guabiraba, na Zona Norte. Eduardo Mota retificou a proposição dizendo que o nome correto da via é “Rua Governador Eduardo Henrique de Acioly Campos” e que ela não fica na Guabiraba, mas no bairro vizinho, chamado de Passarinho. “Essa rua é transversal da Estrada do Passarinho”, registrou.
Clique aqui e assista à reportagem do TV Câmara do Recife.
Clique e assista ao pronunciamento do vereador Felipe Alecrim.
Clique e assista ao pronunciamento do vereador Thiago Medina.
Clique e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Mota.
Em 10.02.2026.