Vereadores debatem requerimentos de Alcides Teixeira Neto

A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (10) uma solicitação do vereador Alcides Teixeira Neto (Avante) para a realização da solenidade de entrega do Título de Cidadão do Recife ao presidente e fundador da Associação Pernambucana de Jiu-Jítsu e Parajiu-Jítsu (APJJP), Túlio Andrade Carneiro Filho. Na tribuna, o vereador Eduardo Moura (Novo) discutiu o requerimento nº 63/2026, que trata do pedido, para exaltar a homenagem. Outros requerimentos de Alcides Teixeira Neto, como o de nº 90/2026 e nº 91/2026, também foram mencionados no debate.

Em seu discurso, Eduardo Moura parabenizou Alcides Teixeira Neto pela iniciativa de entrega do Título, fez elogios ao trabalho desenvolvido pela APJJP e criticou a falta de recursos públicos para apoiar iniciativas como a da Associação. “A única forma de a gente salvar os jovens que, hoje, são retirados da sua infância e são levados para o crime, principalmente para o tráfico, é com a educação e com o esporte. É a única coisa que salva”.

A cerimônia vai ocorrer em 24 de fevereiro, às 15h, no plenário da Casa de José Mariano. O autor do requerimento concordou com o posicionamento de Eduardo Moura e o convidou para presidir a reunião solene. “Tenho certeza de que a educação salva, transforma, e tira essas crianças [da criminalidade], como o senhor bem disse”.

Na discussão sobre os requerimentos, Eduardo Moura fez uma reflexão sobre o papel da oposição e do governo e apontou o fato de que a base aliada também traz para a discussão problemas relacionados ao Recife. Enquanto o requerimento nº 90/2026 pede a substituição de uma lâmpada queimada na Rua Marilac, no bairro Coqueiral, o requerimento nº 91/2026 pede à Compesa a desobstrução da rede de esgoto da Rua Fausto Rabelo, em Santo Amaro.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.

Em 10.02.2026