Câmara do Recife concede Medalha de Mérito José Mariano ao CISAM

O Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM) foi agraciado nesta terça-feira (17) com a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal do Recife. A cerimônia de entrega da Medalha de Mérito José Mariano à instituição, que completou 80 anos em janeiro deste ano, aconteceu no plenário da Casa Legislativa, numa iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT). A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) presidiu a reunião solene.

Parte integrante do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE), o CISAM é uma instituição de referência em Pernambuco na área da assistência à saúde da mulher e da criança. O acompanhamento nas áreas de neonatologia e de obstetrícia, com foco na gestação e no parto de alto risco, são o foco da unidade de saúde e ensino superior, que também atua de forma pioneira na assistência à mulher, ao adolescente vítima de violência sexual e doméstica e ao aborto legal.

Em seu discurso na tribuna, Liana Cirne salientou o trabalho do CISAM para garantir o direito fundamental à saúde às cidadãs e cidadãos com um atendimento qualificado, feito com respeito e humanidade. “Hoje, ao concedermos esta Medalha ao Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, o nosso CISAM, afirmamos, com todas as letras, aquilo que o Recife reconhece há décadas. Estamos homenageando uma instituição que salva vidas, que produz ciência, que acolhe com dignidade e que representa o que há de mais nobre no serviço público. O CISAM não é apenas uma unidade de saúde: é um patrimônio do povo recifense; é uma referência para Pernambuco e para o Brasil”.

A atuação do CISAM para a garantia do direito ao aborto legal foi um dos destaques do pronunciamento da vereadora. “Se hoje homenageamos, também precisamos ter memória, porque o CISAM já foi alvo de ataques que envergonham qualquer sociedade comprometida com a dignidade humana. Quando uma criança, vítima de violência brutal, precisou de acolhimento, foi aqui no Recife que encontrou cuidado. Foi no CISAM que a lei foi respeitada. Foi no CISAM que a medicina cumpriu o seu dever, pois criança não é mãe, e estuprador não é pai”.

A diretora do CISAM, Benita Spinelli, representou a instituição ao receber de Liana Cirne a Medalha de Mérito José Mariano e seu respectivo diploma. Em seguida, a gestora ocupou a tribuna do plenário da Casa para fazer suas considerações.

No pronunciamento, Benita Spinelli agradeceu pela homenagem e refletiu sobre a missão dupla do CISAM – atender pessoas e formar profissionais de saúde. O atual momento do Centro, de expansão de infraestrutura, também foi um dos destaques do discurso, bem como os esforços dos profissionais e gestores da unidade na entrega de bons serviços.

“Morei até os meus oito anos de idade na rua ao lado [do CISAM]. E, depois me formei nessa casa, pari nessa casa e, hoje, estou como gestora dessa casa. Então, para mim é um motivo de orgulho estar lá”, disse. “É a isso que o Sistema Único de Saúde se propõe: atender as pessoas em sua integralidade e com qualidade. Então, a gente está fazendo o que pode e o que não pode. Mas, quando a gente está junto, e todo mundo movido pela mesma energia, a gente vai longe”.

A diretora também lembrou que, em 28 de maio, o CISAM completa mais uma data importante: os 30 anos do Pró-Marias, o seu serviço de promoção da saúde da mulher e de defesa dos direitos sexuais e reprodutivo. “O Pró-Marias nasce, naquela época, de uma demanda que veio do movimento de mulheres. Não tínhamos lugar para atender as nossas mulheres. E, naquele momento, toda uma conjuntura política daquela ocasião, em 1996, fez com que o CISAM fosse nomeado o primeiro hospital neste Estado a ser de referência para atender as mulheres em situação de violência, juntamente com o Hospital Agamenon Magalhães”.

Além de Benita Spinelli e das vereadoras Liana Cirne e Cida Pedrosa, a mesa de honra da solenidade foi composta pelo deputado estadual João Paulo (PT), pela reitora da UPE, Maria do Socorro Mendonça Cavalcanti, e pela coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher do Ministério Público de Pernambuco, Maísa Oliveira.

 

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a reunião solene de entrega da Medalha de Mérito José Mariano ao Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM)

Em 17.03.2026