Comissão da Mulher aprova 10 projetos de lei e marca vigília contra feminicidio

Os números de feminicídio dispararam, os registros de outras formas de violência batem recorde e as vítimas do crescente índice de violência e agressões físicas e psicológicas continuam desamparadas. Diante dessa realidade, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (24), decidiu que vai realizar vigília no centro do Recife contra a morte de mulheres ocorridas por discriminação à condição de mulher. O colegiado também aprovou 10 projetos de Lei Ordinária (PLO) e distribuiu outros quatro para análise e emissão de pareceres.

Participaram da reunião as vereadoras Cida Pedrosa (PCdoB), presidenta; e Kari Santos (PT), vice-presidenta. “Ontem, duas mulheres foram mortas por feminicídio no Recife. Com esses dois casos, foram seis assassinatos somente este mês em Pernambuco. Isso tem se tornado uma epidemia em nosso Estado. Pernambuco, porém, tem um movimento feminista aguerrido. Aqui começou a construção de uma política de direitos das mulheres muito potente, mas que hoje se encontra desguarnecido dessa política. Algumas das seis mulheres mortas este mês tinham medida protetiva. Elas foram vítimas porque não há acolhida”, disse Cida Pedrosa.

Para fazer a manifestação contra o que chamou de “verdadeira epidemia”, a parlamentar destacou que a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher realizará uma vigília, a primeira de uma série, no dia 31 de março, às 18h, na Rua da Aurora, em frente ao Monumento Tortura Nunca Mais. Cida Pedrosa assegurou que o colegiado deverá realizar outras vigílias na última terça-feira de cada mês, com o objetivo de reivindicar mais políticas públicas para o enfrentamento à violência contra as mulheres e denunciar os crescentes casos.

A vereadora Kari Santos lamentou a situação de violência contra a mulher. “Vivemos um momento sombrio. Não gostamos de falar nesse assunto e só falamos nesse tema porque é necessário que a sociedade nos ouça. Precisamos estar vivas. Aqui em Pernambuco, a governadora não está cuidando das mulheres, não desenvolve políticas públicas para combater a violência contra mulher”.

A Comissão da Mulher também debateu a possibilidade de as vereadoras realizarem uma visita em conjunto aos equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife que funcionam com o objetivo de fortalecer a prevenção e a assistência às mulheres vítimas de violência. São o Centro Clarice Lispector, o Centro Marta Almeida e o Centro Soni Santos. As parlamentares irão agendar a data das visitas.

Durante a reunião, 10 projetos de Lei Ordinárias foram aprovados. Foram os de número: 428/2025, PLO 467/2025, PLO 483/2025, PLO 313/2025, PLO 402/2025, PLO 405/2025, PLO 413/2025, PLO 420/2025, PLO 38/2026, PLO 43/2026.

Clique aqui e assista a reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.


Em 24.03.2026.