Requerimentos pedem dragagem e limpeza em canais da Zona Norte
Os requerimentos debatidos foram os de número 971/2026, 1220/2026 e 1222/2026, todos com indicação ao presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Pública (Emlurb), Daniel Saboya, pedindo serviços de capinação, serviço de limpeza de canal e dragagem, entre outros, para as comunidades vizinhas de Nova Descoberta. “Há falta de respeito da gestão, que não limpa as galerias que começam no Córrego do Joaquim, passa pelo Córrego do Inácio, do Boleiro, descem até Nova Descoberta e pegam os morros do Alto do Refúgio, do Rosário, do Eucalipto, Alto das Queimadas. O canal se encontra no centro comercial de Nova Descoberta”.
De acordo com o vereador o canal não tem limpeza adequada e quem sofre é a população, inclusive, os feirantes do Pátio de Nova Descoberta. “Em cinco minutos de chuva, as mercadorias da feira entram na água do canal e os vendedores perdem seus investimentos”, disse. O vereador Felipe Alecrim pediu aparte e disse que os requerimentos de agora é Rubem são emblemáticos. “O vereador do PSB trouxe a verdade que toca a cidade do Recife. Exalto sua coragem e cumprimento do seu propósito de servir. Devemos entender a política pelo dom de servir”, afirmou.
Os requerimentos também foram discutidos na tribuna pelo vereador Eduardo Moura. Ele exaltou a importância dos serviços de drenagem, macrodrenagem e microdrenagem no Recife para evitar alagamentos, proliferação de doenças como dengue e leptospirose e até mortes. “Quando você evita alagamento, você evita que pessoas morram eletrocutadas como aconteceu na Imbiribeira e aqui do lado do Colégio Americano Batista”.
Eduardo Moura destacou ainda que a manutenção urbana é dever do gestor e que o pagamento do IPTU precisa ser revertido em melhorias para a cidade e para a população. E parabenizou ainda o vereador Agora é Rubem pelos pedidos feitos à Prefeitura. “Tá correta a cobrança do senhor e me alio a essa cobrança”.
Clique aqui e assista à reportagem do TV Câmara do Recife.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Agora é Rubem e apartes.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.
Em 23.03.2026