Assoreamento de rios e canais são assuntos em debate

As chuvas que caem sobre o Recife desde a madrugada desta terça-feira (12) e os transtornos causados em ruas da cidade foram assuntos de debate na Câmara Municipal, durante a reunião Ordinária. O assoreamento de rios e canais foi um ponto abordado pelos vereadores Eduardo Moura (Novo), Osmar Ricardo (PT) e Luiz Eustáquio (PSB).

O primeiro a se pronunciar sobre o assunto foi Eduardo Moura. Ele apresentou na tribuna da Casa um experimento de física, usando um copo e um recipiente maior com líquido, além de canudos de diferentes espessuras. O objetivo foi mostrar um exemplo de escoamento de água – que corre para o local mais baixo – por isso, disse ele, é fundamental o desassoreamento de rios e canais, para que  as águas possam escoar das ruas. “A solução para drenagem da cidade existe. Ela é fácil, é trabalhosa, é cara. Mas quanto vale uma vida?, questionou.

O vereador Osmar Ricardo compartilhou da opinou e criticou ações do ex-prefeito João Campos. Ele reclamou de transtornos ocasionados na cidade em dias de chuvas, de empréstimos obtidos pela Prefeitura  e destacou a importância da dragagem do Rio Tejipió e do Rio Morno.

Já o vereador Luiz Eustáquio afirmou que o assoreamento dos canais é uma realidade que precisa ser enfrentada, mas ressaltou que esse não é o único fator responsável pelos transtornos provocados pelas chuvas. O parlamentar ressaltou que a Prefeitura do Recife vem trabalhando em projetos para reduzir os impactos dos alagamentos, garantir melhorias no escoamento das águas e realizar ações que envolvem não apenas a dragagem, mas também o desassoreamento dos canais da capital.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Osmar Ricardo.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Luiz Eustáquio.

Em 12.05.2026.