Hospital da Criança em debate na Câmara
O vereador ressaltou que o Hospital da Criança, inaugurado há dois meses, já passa por ampliação da capacidade de atendimento. Segundo ele, a unidade dobrou o número de leitos de UTI destinados a casos respiratórios, além de abrir novos leitos para fortalecer a assistência durante o período de aumento das doenças respiratórias. “Eu já tive problema respiratório e sei como é difícil. A unidade ampliou sua capacidade de atendimento pelo SUS justamente para atender melhor as crianças nesse período”, destacou.
Durante o debate, o vereador Osmar Ricardo criticou a situação do Hospital Pediátrico Maria Cravo Gama, em Afogados, que, segundo ele, está em obras há anos. O parlamentar afirmou que a unidade foi referência no atendimento infantil e teve papel importante durante a pandemia. “O PSB vira as costas para os hospitais infantis das comunidades, que atendem a população da periferia e são fundamentais para a saúde das crianças. Além disso, cerca de 80% dos recursos do Hospital da Criança vieram do Governo Federal”.
Júnior de Cleto rebateu as críticas e afirmou que a concretização do equipamento foi resultado da articulação entre a Prefeitura do Recife e o Governo Federal. “João Campos articulou com o Governo Federal. Se dependesse do dinheiro do Governo do Estado, isso não teria acontecido”, declarou.
Em aparte, a vereadora Natália de Menudo afirmou que o Hospital da Criança não foi projetado para funcionar como unidade de urgência, mas para oferecer atendimento especializado e leitos de UTI que ajudam a desafogar a rede estadual de saúde. “A politicagem não é mais importante que a vida das crianças. Precisamos reconhecer a importância desse equipamento para o Recife”.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Júnior de Cleto e apartes.
Em 09.06.2026