Parlamentares destacam importância dos ADIs como profissionais do Magistério

A vereadora Kari Santos (PT) utilizou a tribuna da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (8), para cobrar da Prefeitura do Recife a regulamentação e o reconhecimento dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) como profissionais do Magistério da Rede Municipal de Ensino. A parlamentar apresentou o requerimento nº 4.568, solicitando ao prefeito Victor Marques (PCdoB) a adequação da legislação municipal à Lei Federal nº 15.326/2026. Os vereadores Osmar Ricardo (PT), Paulo Muniz (PL), Felipe Alecrim (Novo) e Jô Cavalcanti (PSOL) também debateram o assunto.

Segundo Kari Santos, a legislação federal reconhece os profissionais da Educação Infantil como integrantes do Magistério, mas o município ainda não promoveu as mudanças necessárias para garantir esse reconhecimento aos ADIs. A vereadora questionou a demora da gestão municipal em regulamentar a categoria e destacou que não existe valorização da educação sem a valorização dos profissionais que atuam na primeira infância.

 “Estamos falando de uma categoria que fomenta a educação e ajuda a construir o futuro da nossa cidade. Os ADIs são tratados pelo município como se não fossem professores, mas como separar o cuidado da educação? São profissionais que estão diariamente formando nossas crianças. A legislação federal já reconheceu esse papel, mas o Recife ainda não regulamentou essa realidade”, afirmou.

Kari Santos também ressaltou a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento das crianças e para a sociedade. “Como mãe, sei da importância desses profissionais. A Educação Infantil não serve apenas para que os pais possam trabalhar. É a base da formação cidadã, da convivência coletiva e do aprendizado das nossas crianças”, declarou.

Em aparte, o vereador Paulo Muniz  destacou a importância dos profissionais da Educação Infantil para a formação das futuras gerações. “São esses profissionais que ajudam a formar nossas crianças. A capacidade de compreensão, de convivência em sociedade e até parte da formação do caráter começa na primeira infância. Falar sobre educação todo mundo fala, mas é preciso reconhecer e valorizar quem realiza esse trabalho todos os dias”, afirmou.

 Também em aparte, o vereador Felipe Alecrim  também manifestou apoio ao pleito e criticou a falta de valorização dos servidores da Educação Infantil. “ Não preciso nem falar da realidade e das condições de trabalho enfrentadas por quem atua na Educação Infantil. Estamos falando de pessoas que ajudam a formar o caráter das nossas crianças. Como um município que não reconhece seus profissionais da educação pretende cuidar do futuro dos recifenses?”, questionou.

O vereador Osmar Ricardo também ocupou a tribuna da Casa para discutir o requerimento. "Essa luta do reconhecimento pedagógico é desde o início da luta da categoria de ADIs. Esse requerimento é muito importante porque reforça o direito daqueles que é preciso garantir. Esse direito tem que ser dado pela Prefeitura, pois é fundamental no reconhecimento pedagógico", disse.

Em aparte, a vereadora Jô Cavalcanti pontuou que a lei federal foi construída com o objetivo de cuidar de quem cuida. "É por isso que é importante esse requerimento da vereadora Kari aqui, dentro da Casa, para implementar a lei que já existe e foi sancionada pelo presidente Lula".

A vereadora Kari Santos voltou a falar sobre o tema, desta vez, no microfone de aparte, e salientou diversa  leis que garantem o direito aos profissionais. "Nós temos a lei 15.326/2026, que foi sancionada pelo presidente Lula. Temos a lei 14.410 de maio de 1982, que conhece o Estatuto do Magistério.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Kari Santos e apartes.

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Osmar Ricardo e apartes.

Em 08.06.2026