Vereadores debatem questões urbanísticas da Zona Norte e monitoramento de tubarões
O vereador Eduardo Moura alertou para o risco iminente de deslizamento em uma barreira localizada na Rua Alto do Reservatório, no bairro de Nova Descoberta. O tema foi tratado por meio do requerimento nº 4863/2026. Segundo o parlamentar, a barreira já registrou um pequeno deslizamento em 2025 e a situação exige providências urgentes do poder público. “Até quando vamos permitir que a gente faça o nosso trabalho de alertar e a Prefeitura não faça o dela? É imprescindível que a Defesa Civil vá hoje a esse endereço e avalie a situação da barreira”, afirmou.
Em seguida, ao defender o requerimento nº 4867/2026, o parlamentar cobrou providências para a Unidade de Saúde da Família (USF) Mais Governador Eduardo Campos, no bairro da Bomba do Hemetério. Segundo o vereador, a unidade enfrenta problemas estruturais, falta de equipamentos e condições inadequadas para o atendimento à população. “Encontramos um ambiente insalubre, com presença de mofo e falta de equipamentos adequados para o funcionamento da unidade. Não podemos aceitar que pacientes sejam atendidos nessas condições”, declarou.
Por fim, o vereador defendeu o requerimento nº 4868/2026, que solicita a implantação de um sistema de monitoramento preventivo da faixa marítima da Praia de Boa Viagem por meio de drones equipados com inteligência artificial para identificar a presença de tubarões e emitir alertas em tempo real. Segundo ele, a tecnologia já é utilizada em outros países e pode contribuir para a prevenção de acidentes, ampliando a segurança de banhistas e turistas. “Quando houver a identificação de risco, o sistema emite alertas para as equipes de salvamento e para a população, fazendo com que as pessoas saiam da água. Não é uma tecnologia nova nem cara”, destacou.
Ao ocupar a tribuna, o vereador Rinaldo Junior destacou a importância dos três requerimentos e declarou o voto favorável a todos. Sobre o primeiro requerimento, ele chamou a atenção para a urgência da tomada de providência da barreira de Nova Descoberta. "A tentativa de requerer uma barreira não pode ser usada para tratar o Recife como terra arrasada", disse. "Eu reitero que a barreira da Rua Alto do Reservatório tem que ser feita e eu engrosso esse quórum. Nos últimos cinco anos, só de obras coletivas, foram 150 barreiras feitas", pontuou.
No que se refere as providências quanto à situação estrutural da USF Mais Governador Eduardo Campos, Rinaldo voltou a reforçar a importância da requalificação do equipamento. "Contra imagem, não há o que se discutir e ele precisa ser requalificado, sim, e vai ser", afirmou. "Em cinco anos, 80 unidades de saúde foram requalificadas no Recife. Eu discuti esse requerimento justamente para enaltecer o serviço que é feito e que o recifense aprova".
Quanto ao terceiro requerimento que versa sobre a implantação de sistema de monitoramento preventivo da faixa marítima da praia de Boa Viagem, por conta dos ataques de tubarões, ele destacou que "a gente precisa tomar uma atitude, mas jamais a culpa será do tubarão".
O vereador Felipe Alecrim demonstrou, na tribuna, preocupação com o problema indicado pelo requerimento nº 4.863/2026. Ele defendeu o remanejamento e o direcionamento de recursos para que a Prefeitura invista mais em obras de barreiras. “Um dos maiores deveres deste Poder Legislativo – e de cada mandato, de cada vereador, como ser humano, inclusive – é cuidar da vida das pessoas”, disse o parlamentar, ao salientar a existência de problemas com barreiras em localidades como Passarinho, Dois Unidos e Vasco da Gama.
Em aparte, Rinaldo Junior voltou a se pronunciar. Ele frisou o trabalho feito pelo seu mandato em prol de ações de contenção de riscos na rua Alto do Reservatório. “Eu tive o prazer, por duas oportunidades, de ir na rua Alto do Reservatório enxergar o mesmo problema que está sendo discutindo”, afirmou. “Quero me colocar à disposição para o autor do requerimento, o vereador Eduardo Moura, de fazer o mesmo serviço que a gente conseguiu fazer”.
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura e apartes.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Rinaldo Junior.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Felipe Alecrim e aparte.
Em 09.06.2026