Projeto de Fabiano Ferraz propõe dar nome de Benjamim da Saúde à USF Vila do SESI, no Ibura

A Unidade de Saúde da Família (USF) Vila do SESI, localizada no bairro do Ibura, poderá passar a se chamar "Benjamim da Saúde". A mudança é prevista no Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 83/2026, de autoria do vereador Fabiano Ferraz (MDB), protocolado na Câmara Municipal do Recife.

A homenagem é destinada ao ex-vereador Benjamim Gonçalves da Silva Júnior, conhecido como Benjamim da Saúde, que faleceu em março de 2026, aos 51 anos. Caso a proposta seja aprovada, seu nome passará a identificar oficialmente a unidade de saúde localizada na Rua Professor Fernando Mota, nº 217, no Ibura (Ibura de Baixo).

Na proposição, Fabiano Ferraz destaca a trajetória de Benjamim como servidor público da Prefeitura do Recife, professor, técnico em enfermagem e liderança comunitária no Ibura. O texto de justificativa da proposta ressalta a trajetória profissional do homenageado, lembrando que ele foi aprovado em cinco concursos públicos, atuou como delegado municipal de Saúde, integrou a diretoria do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e dedicou 18 anos de sua vida ao atendimento da população.

"Era um homem profundamente comprometido com a comunidade. Sempre presente, esforçado e dedicado, estava disposto a ajudar quem mais precisava. Promovia e realizava diversos cursos, pensando em levar oportunidades e dignidade para muita gente. Seu legado de solidariedade, generosidade e serviço ao próximo seguirá vivo na memória do povo", destaca o vereador na proposição.

O projeto também relembra a atuação do homenageado na Câmara Municipal do Recife durante a 17ª Legislatura (2017-2020), período em que desenvolveu ações voltadas para políticas públicas na área da saúde e para o atendimento das demandas da comunidade.

O PLO foi apresentado no mês de março e será analisado pelas comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife antes de seguir para votação em plenário.

Em 08.07.2026