Comissão de Saúde promove audiência sobre prestação de contas da gestão em Saúde
Segundo a gestão, o RDQA constitui um instrumento de prestação de contas, monitoramento e acompanhamento das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde. O documento apresenta, a cada quadrimestre, as atividades executadas, bem como a execução orçamentária e financeira referente ao respectivo período.
Em relação ao período de janeiro até abril de 2026, foram investidos R$ 618 milhões de reais por parte da Prefeitura e da Secretaria de Saúde do Recife. Já sobre a infraestrutura das unidades de saúde, foram 27 intervenções, de acordo com a pasta.
“Das intervenções, uma é a construção do Hospital da Criança do Recife, seis requalificações (Unidades de Saúde da Família (USF), Central de Alergologia e Núcleo de Desenvolvimento Integral (NDI) Adolescente e 20 manutenções (para USFs, Policlínicas, Centro de Vigilância Ambiental e Gerência inserida na Diretoria Executiva de Vigilância à Saúde (SEVS)", citou Igor Santos.
Segundo a Secretaria de Saúde paralelamente à oferta nas unidades básicas de saúde, foi ampliada a vacinação em locais externos, por meio de estratégias itinerantes em áreas de grande circulação e relevância social. No período de janeiro a abril de 2026, foram realizadas 192 ações itinerantes, em mercados públicos, praças, parques, templos religiosos, centros de convivência e unidades do Compaz.
“Com relação às ações de vacinação, tivemos mais proteção aos bebês contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) com 88,2% de cobertura vacinal em gestantes nesse período de 2026. Já sobre o imunizante Niservimabe (que previne infecções respiratórias graves causadas pelo VSR), nove unidades de saúde passaram a aplicar o imunizante, antes disponível apenas na rede privada. Foram 1188 doses aplicadas”, explicou Igor Santos
Sobre os Indicadores de Saúde, o Recife tem 48,4% com 15 indicadores com metas alcançadas; 51,6% com 16 indicadores parcialmente alcançados e zero não alcançados. "Um cenário positivo e temos até o final do ano para alcançar as metas”, afirmou o secretário Executivo.
Após as explanações da Secretaria de Saúde, o vereador Zé Neto salientou que percebeu um positivo acréscimo nos atendimentos e disse estar satisfeito com os resultados. Ele também fez indagação sobre a transição e modificação territorial da UBT (Unidade Básica Tradicional) para a Unidade de Saúde da Família (USF).
“Essa transição é a mais acertada. A estratégia de Saúde da Família é a vinculação do usuário e temos feito isso de maneira muito responsável porque demanda mais profissionais diferentes”, salientou Luciana Albuquerque. O vereador Tadeu Calheiros também enviou parabéns à pasta e sugeriu ações. “Quero parabenizar Luciana Albuquerque e que, em seu nome, parabenize toda a equipe, que está ao seu lado, pela apresentação quadrimestral”.
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Em 03.08.2026