50 anos do Instituto Ivone Vanderley são celebrados na Câmara

Localizado na rua Brazopolis, bairro de Brasília Teimosa, o Instituto Ivone Vanderley comemora cinco décadas que foram lembradas pelo vereador Aerto Luna (PRP), na reunião solene realizada na noite desta segunda-feira (3), contando com a presença de professores, pais e alunos. A origem do nome da Instituição se deu do nome de sua fundadora, a professora Ivone da Silva Vanderley, que lecionava no próprio bairro alfabetizando os filhos dos pescadores da região que acreditavam em seu trabalho. O presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), conduziu a solenidade.

O vereador Aerto Luna ressaltou que em 1968, Ivone Vanderley inaugurou o Instituto que ficava no quintal, nos fundos da casa da educadora e que era coberto por palhas. “A princípio, o nome da Instituição era Instituto Imaculada Conceição, devido à sua devoção por Nossa Senhora. Após a sua morte, os filhos continuaram o seu trabalho e resolveram homenageá-la dando seu nome à instituição fundada por ela com muito empenho. Hoje, o Instituto é referência no ensino particular dentro de Brasília Teimosa, do Ensino Infantil ao Ensino Fundamental. Criando um elo sólido e, de mãos dadas, construindo uma caminhada, que orgulha e dignifica a educação daquela comunidade”.

A Instituição atende mais de 600 alunos, possui 29 funcionários e conta com uma infraestrutura com cerca de 20 salas de aulas, um salão para eventos e aulas de educação física, uma biblioteca, um laboratório de informática e uma cantina, além da secretaria, da sala de professores e da direção. “São 50 anos de conquistas, vitórias, construção, avaliação, persistência, questionamentos, mas acima de tudo de luta para que a educação tivesse seu espaço e cumprisse sua missão primeira que é formar verdadeiros cidadãos para a vida. Dar asas para que os alunos aprendam a voar e partam sempre em busca novos portos para a construção de uma vida feliz”, destacou o parlamentar.

Aerto Luna finalizou o discurso fazendo um agradecimento aos que fazem parte do Instituto. “Nosso agradecimento especial, nosso abraço fraterno e carinhoso a todos que fizeram e fazem parte destes 50 anos do Instituto Ivone Vanderley. E gratos, podemos dizer: obrigado, Ivone, por não desistir do teu sonho e fazer com que cada aluno acredite que vale a pena sonhar e investir em seus objetivos para vê-los realizados. Sabemos que não é fácil nesse Brasil conduzir uma escola particular. Que venham mais 50 anos. Parabéns a todos vocês que estão aqui na Câmara fazendo esta justa homenagem a esta escola que tanto merece o nosso carinho”.

Falando em nome do Instituto, o professor Jamilson Melo dirigiu-se à tribuna ressaltando a importância da educação do Instituto aos alunos. “É lindo e emocionante o trabalho realizado todos os dias. A historia de Ivone é de força e de fé que nos aproxima cada vez mais do que é uma educação de qualidade. Vale a pena ousar e usar aquilo que temos em nossas mãos. Ainda que muitos digam que não valem a pena. Hoje, como educador e futuro pai, aprendi muito com a nossa querida e amada professora e irei dizer sempre quando encontrar com os alunos: Vale a pena sonhar, pois os sonhos não têm fim”.

Jamilson Melo recordou  a publicação do livro “Ivone, os sonhos não têm fim”, escrito por ele e cinco alunos. “Foi com imenso prazer e muita dedicação que escrevemos esse livro. O Instituto é um lugar que não só recebe estudantes como os acolhe. Investe no ser humano. Obrigado, Ivone, por sempre lutar e não desistir. São 50 anos de muita vitória. Obrigado a todos vocês, alunos, que já são o nosso orgulho. Vocês representam esses 50 anos”. Depois de concluir o discurso, o educador entregou ao presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques, um exemplar do livro.  Os filhos de Ivone Vanderley, Júnior Vanderley e Eulina Vanderley também acompanharam todo o evento fazendo parte da mesa. Eles receberam certificados do vereador Aerto Luna.

 

Em 03.12.2018 às 19h49.